Entenda como funciona a nova estrutura externa do Hospital Tacchini

O Hospital Tacchini iniciou no sábado, dia 21/03, o atendimento no modelo “Fast Track” para pacientes com sintomas respiratórios (febre, tosse, coriza e falta de ar), uma nova medida para tentar frear a disseminação do Coronavírus (COVID-19). Ele será realizado no interior de uma estrutura temporária montada em frente ao Pronto-socorro.

No novo modelo, um enfermeiro fica posicionado em frente à estrutura recebendo os pacientes. Os casos sem sintomas respiratórios são encaminhados para o Pronto-Socorro, já aqueles que apresentarem febre, tosse, coriza e/ou falta de ar recebem uma máscara e são encaminhados para a nova estrutura.

Do lado de dentro, o primeiro passo do paciente é uma triagem resumida, com medição de frequência cardíaca, frequência respiratória, saturação e temperatura. Simultaneamente, é aberto o boletim de atendimento. Em seguida, ele é encaminhado a um dos 4 consultórios (3 para adultos e 1 pediátrico) montados na mesma estrutura.

 


Foto: Alexandre Brusa/Hospital Tacchini

 

Caso a avaliação médica defina pela internação, o paciente vai do consultório diretamente para um quarto, no hospital. Contudo, a expectativa é que a maioria dos casos siga o tratamento proposto em isolamento domiciliar, seguindo todas as recomendações da equipe médica.

Cabe ressaltar que o sistema de saúde está organizado para oferecer orientações por telefone. Portanto, antes de comparecer o Pronto-Socorro, os pacientes do SUS podem buscar orientações pelo telefone (54) 3455 7017. Já os que têm plano de saúde Tacchimed devem entrar em contato pelo (54) 3455 4333 ou através do (54) 99256 1756 (WhatsApp).