Entenda o que causará chuva intensa e fortes temporais no RS
O Rio Grande do Sul está em alerta para chuva muito intensa e fortes temporais na segunda metade desta terça-feira e durante a quarta-feira
Uma combinação complexa de sistemas meteorológicos, incluindo duas áreas de baixa pressão atmosférica e uma corrente de jato em baixos níveis, resultará em chuvas intensas, temporais severos e ventos fortes no Rio Grande do Sul.
Este cenário atípico para o verão, mais comum no outono, traz uma baixa fria em altitude sobre o Uruguai e parte do estado. Essa situação, ocorrendo em janeiro, sob condições de ar tropical instável e corrente de jato intensa, aumenta o risco de fenômenos severos, como chuvas extremas e temporais destrutivos.
Além disso, uma segunda baixa pressão em superfície se aprofunda no Nordeste da Argentina, intensificando a instabilidade e provocando chuvas fortes em diversas regiões, com probabilidade de novos temporais.
A MetSul Meteorologia reforçou as advertências para uma onda de tempestades com chuvas excessivas e temporais localmente fortes a severos, acompanhados de ventos, que atingirão o estado na segunda metade desta terça-feira, 16/01, e durante a quarta-feira, 17/01. Alguns modelos indicam forte instabilidade até o começo da quinta-feira, 18/01, no Norte e no Nordeste gaúcho.
Espera-se volumes muito elevados de chuva em várias áreas, com risco de acumulados isoladamente extremos. Muitas cidades podem registrar de 100 mm a 200 mm até quinta-feira, com marcas isoladas de 200 mm a 300 mm. Centro, Sul e Leste do estado, conforme projeções de computador, devem ter os volumes mais altos. Porto Alegre e região estão na área de alto risco de chuva excessiva.