Entenda o que é unha encravada
A unha encravada, ou onicocriptose como é chamada cientificamente, resulta da penetração de uma espícula (pedaço de unha) normalmente nas laterais dos dedos, e é mais comum nas unhas dos pés, nas quais o dedo mais atingido é o hálux (dedão). Em geral, há infecção e formação de tecido de granulação que, popularmente, se chama de carne crescente ou esponjosa.
As principais causas da onicocriptose são pressão, traumatismo ou corte incorreto que provoca maior fluxo sanguíneo para o local, o que propicia um estreitamento da pele e, consequentemente, a ruptura da mesma, facilitando assim a penetração de bactérias. Surge, então, a inflamação e, posteriormente, a infecção, com secreção purulenta, origina o crescimento de granulação exuberante (granuloma ou carne esponjosa) avermelhada e dolorosa, que se projeta sobre a lâmina ungueal (unha).
O tratamento da unha encravada deve ser realizado por um podólogo, devidamente qualificado e autorizado, com instrumentos rigorosamente esterilizados e descartáveis. Após a cicatrização, se necessário, colocam-se órteses sobre a lâmina, passando a fazer força de tração impelindo a unha para o sentido contrário, corrigindo assim sua curvatura para evitar que volte a encravar.
Clínica de Podologia Rejane Meassi
Podóloga – VISA 004
Contato: 9166 7280 – 3052 0552
Rua Saldanha Marinho, 695
Galeria Veneza, sala 501
Bento Gonçalves
podologia.rejane@hotmail.com
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.