Entidades de Bento iniciam mapeamento de pontos turísticos religiosos afros

No último sábado, 29/08, um grupo de trabalho, formado por integrantes do Conselho Municipal dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (CMPTMA) e do Movimento Negro Raízes de Bento Gonçalves, iniciaram o primeiro mapeamento de pontos turísticos religiosos Afros.

A pesquisa, de iniciativa do Babalorixá Saul de Ogum Adiolá, tem o objetivo de identificar e catalogar locais de ritos religiosos, reconhecendo o Orixá ali representado e reverenciado naquele local específico.


 

De acordo com a Yalorixá Lisi, presidente do Conselho, “é um passo muito importante que consolida as políticas culturais públicas da área, pois irá proporcionar um fortalecimento dos laços de identidade dos grupos sociais envolvidos, além de uma ampliação das dimensões simbólicas e cidadãs ao levantar dados para que o local seja um ponto turístico religioso Afro, comprovando que a região vivencia a pluralidade de suas crenças”.

Neste sentido o Coordenador do Movimento Negro Raízes Marcus Flavio, enfatiza que: “trata-se além de valorização da Religiosidade de Matriz Africana, também um resgate e ressignificação contextual de toda a Cultura Negra em nossa região, por inúmeras vezes soterrada pelo preconceito e a intolerância. ”

A pesquisa envolve Bento Gonçalves e as cidades de Garibaldi, Monte Belo do Sul, Farroupilha e Veranópolis e será documentada e catalogada por meio de imagens e registros explicativos no aspecto religioso/cultural de cada local.

Estima-se que o mapeamento seja finalizado até o final deste mês de setembro. Posteriormente, ele será apresentado ao Poder Público Municipal, às secretarias e à comunidade de Bento Gonçalves e região. A responsável técnica pelas fotos é Isabeli de Oxum.

Fotos: Divulgação Crédito: Isabeli de Oxum

 

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também