Entidades e lideranças lamentam falecimento de Jauri Peixoto
Entidades e lideranças de Bento Gonçalves expressaram sentimento de pesar em função do falecimento do ex-prefeito e ex-vereador Jauri da Silveira Peixoto, ocorrido no domingo, 30/08. O prefeito Guilherme Pasin informou que decretará luto oficial de três dias em função da morte. Jauri tinha 78 anos de idade. A causa da morte não foi divulgada. O velório acontece nas Capelas São José (Grupo L. Formolo), em Bento Gonçalves, e a cremação está marcada para as 11h de segunda-feira, 31/08, no crematório São José, em Caxias do Sul.
Liderança política no município, além de vice-prefeito na gestão de Alcindo Gabrielli (2005-2008), Jauri foi vereador por cinco mandatos entre 1977 e 2004. Ele era bastante conhecido na cidade também por ter sido professor e atleta do Clube Esportivo.
Foto: Divulgação
Manifestações:
Prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin:
"Jauri Peixoto deixa um legado de desenvolvimento para a cidade. Pessoa de um carisma único, com o sorriso fácil, deixará a saudade. Comunico que vamos decretar luto oficial no Município. Os sentimentos à esposa Vera, as filhas, Fernanda e Juliana, e demais familiares, e amigos"..
Alcindo Gabrielli, prefeito de 2005 a 2008:
"Hoje, o sentimento é de tristeza e perda. Nosso mestre Jauri da Silveira Peixoto nos deixou. Perdi um colega, um amigo. Por muitas vezes foi meu conselheiro. Meu vice-Prefeito de 2005 a 2008. Juntos e com nossas famílias vivemos momentos de muita alegria. Atleta do Esportivo, Professor, Secretário Municipal, Delegado de Educação (na época), Vereador por vários mandatos e Vice-Prefeito de Bento Gonçalves. Para a comunidade deixa um legado de trabalho e dedicação. Ela perde uma grande liderança comunitária e politica. Durante a nossa gestão assumiu várias vezes a função de Prefeito em exercício. Homem leal, parceiro de todas as horas, correto, sempre preocupado com o Município. Um verdadeiro paizão! Nossos sentimentos à esposa Vera, filhas Fernanda e Juliana, genro, demais familiares e amigos.
Progressistas de Bento Gonçalves:
"O Progressistas de Bento Gonçalves está de luto. Com muita tristeza comunicamos o falecimento do político Jauri Peixoto. Vereador, vice-prefeito, atleta e defensor do Clube Esportivo, o Progressistas deixa um legado de desenvolvimento e de amor por Bento. Nossos sentimentos aos familiares, amigos e correligionários.
O presidente do partido, Carlos José Perizzolo, destaca que 'não temos palavras para agradecer ao grande líder Jauri, pela lealdade, firmeza de propósitos e parceria para com todos seus companheiros de partido, sempre na mesma trincheira de luta. Renomado professor, Diretor de escola e Delegado de educação. Destacado Vereador, Líder de Bancada, Secretário Municipal, atleta e Dirigente do nosso glorioso Esportivo. Registramos os mais profundos pêsames a Vera, filhas, genro e demais familiares pela irreparável perda'".
Câmara Municipal de Vereadores:
"A Câmara Municipal de Bento Gonçalves torna público o sentimento de pesar e profunda tristeza pela morte do ex-vereador e ex-vice-prefeito de Bento Gonçalves, Jauri da Silveira Peixoto, aos 78 anos de idade, na noite deste domingo (30). Jogador de futebol natural de Santo Antônio da Patrulha, Jauri da Silveira Peixoto, chegou em Bento Gonçalves em 1965, para jogar no Esportivo. Foi campeão da Divisão de Acesso de 1969, integrando o time que levou o alviazul à primeira divisão do futebol gaúcho. Jogou 192 partidas com a camisa do Esportivo no período de 1965 a 1972. Foi presidente do Conselho Deliberativo do Clube. Atual membro do Conselho Deliberativo alviazul e integrou a comissão de produção do livro dos 100 anos. Liderança de destaque, em sua trajetória política, teve como bandeiras o esporte e a educação, atuou como vereador por cinco Legislaturas (1977-1982/ 1983-1988/ 1993-1996 e 1997-2000), foi vice-prefeito de Bento Gonçalves na Legislatura (2005-2008). Professor de matemática e física, Jauri foi Delegado de Ensino da 16ª CRE entre 1983/1986. Também atuou como secretário Municipal e Diretor de Gabinete em 2013. Cientes da dor que passam os familiares e amigos, a Casa Legislativa externa solidariedade. A bandeira do Município, na fachada da Câmara, ficará a meio mastro em sinal de luto e respeito".