Entidades e lojistas promovem campanha contra o fechamento do comércio

Nos últimos dias, as entidades ligadas ao comércio e os próprios lojistas de Bento Gonçalves lançaram campanhas contra o fechamento do setor. As lojas estão fechadas nas principais cidades da região devido à bandeira vermelha no modelo do distanciamento controlado do estado, a qual indica alto risco de propagação do novo Coronavírus. 

A campanha do Sindilojas regional Bento Gonçalves ressalta que “fechar o comércio não é a solução” para barrar o contágio. “Já estamos negociando com o governo do estado. Encaminhamos hoje mesmo [20/07] uma proposta de flexibilização. O objetivo é liberar o comércio a partir do monitoramento dos colaboradores e da identificação dos locais que possuam algum caso. Dando liberdade para os que não são suspeitos”, adianta o presidente do Sindilojas Bento, Daniel Amadio. 


 

Já a campanha de um grupo de lojistas do município ressalta que o setor não sobreviverá a mais 15 dias de fechamento. “O governo nos colocou em total situação de insegurança, somos os mais afetados. Somamos força na economia de Bento e somos responsáveis pelo emprego de muitas famílias. Essas atitudes irão quebrar o município. Não aguentamos mais 15 dias!!!”, enfatizam. 


 

Os recursos apresentados pela região da Serra Gaúcha para o retorno à bandeira laranja já estão sendo avaliados pelo governo do estado. Na tarde desta segunda-feira, 20/07, o governador Eduardo Leite anunciará as atualizações no modelo de distanciamento controlado. Até então, o comércio pode atuar apenas no modelo tele entrega ou pegue e leve.

Entretanto, de acordo com as entidades locais, a perspectiva é que a Serra Gaúcha continue na bandeira vermelha. Se isso acontecer, de acordo com Amadio, o fechamento será de 15 dias e não apenas de uma semana.

Imagens: Divulgação