Entraves na abertura de comércio aos feriados

Entidades ligadas ao comércio e ao turismo estão tentando buscar uma sintonia para evitar que o turista que venha a Bento Gonçalves nos feriados fique sem opções de estabelecimentos abertos. O assunto foi tema de reportagem do SERRANOSSA na edição do dia 23 de março. Apesar da iniciativa, há entraves que dificultam o processo.

Enquanto entidades ligadas ao turismo querem ampliar o número de opções aos visitantes, trabalhadores não querem reduzir os feriados com direito a descanso. De acordo com a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves (Secbg), Orildes Lottici, o setor não abre mão da folga em datas como 1º de maio (Dia do Trabalho) e feriados religiosos. Além disso, ela defende que o assunto não deve ser tratado de forma isolada, mas com todos os setores envolvidos.

Na Sexta-Feira Santa, já estava decidido por convenção que o comércio não poderia abrir as portas. O funcionamento nos próximos feriados ainda está em fase de negociação. Para não deixar o turista sem opções, as entidades ligadas ao turismo focam os trabalhos na divulgação dos estabelecimentos que estarão em funcionamento. “Queremos reverter a ideia de que, em Bento, nada abre nos feriados”, explica a secretária de Turismo, Ivane Fávero. Uma das sugestões é abordar nas convenções a possibilidade de permitir que estabelecimentos em determinadas área possam funcionar, uma espécie de zoneamento que incluiria bairros de grande circulação de visitantes. “Concentrando maior número de locais abertos em um mesmo ponto, é mais fácil atrair o turista”, observa. Até lá, apenas os proprietários dos estabelecimentos podem trabalhar em feriados, sem contar com a ajuda dos colaboradores. 

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa