ENTREVISTA: secretário Silvio Bertolini Pasin, fala sobre possibilidades da construção do trem regional
Na última semana, prefeitos e secretários de 14 municípios da região estiveram reunidos com representantes do escritório brasileiro da empresa China Railway, responsável pela construção de 70% das rodovias chinesas, para tratar sobre o projeto do Trem da Serra Gaúcha. Representando Bento Gonçalves, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Silvio Bertolini Pasin, participou do encontro, que ocorreu na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.
A iniciativa pretende ligar 14 municípios – Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Farroupilha, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambará, Jaquirana, São José dos Ausentes, Bom Jesus e Vacaria – por meio de uma ferrovia para o transporte de passageiros e de carga. O plano para a construção da ferrovia é dividido em quatro partes. Inicialmente, deve ser prioridade o trajeto Bento Gonçalves – Caxias do Sul.
Em entrevista ao SERRANOSSA, o secretário detalhou como foi a reunião, os próximos passos e as expectativas em torno da concretização do projeto. Confira:
SERRANOSSA – Qual foi o principal assunto tratado no encontro dos representantes de 14 municípios da Serra com o escritório brasileiro da empresa China Railway?
Silvio Pasin – A pauta da reunião foi a possibilidade de execução e financiamento privado do projeto do Trem da Serra Gaúcha.
SN – O Trem da Serra Gaúcha é um anseio antigo da comunidade. A China Railway já tem um projeto?
Silvio Pasin – Não. Este foi o primeiro contato. O consórcio destes municípios possui um pré-projeto de todo o trecho, que é dividido em quatro etapas. A primeira com trajeto definido e as outras três não. Depois desta reunião, os chineses prometeram um relatório para a matriz avaliar o projeto, se é viável economicamente e firma de execução.
SN – O que este pré-projeto prevê?
Silvio Pasin – A ideia é ligar 14 municípios e transportar passageiros e carga. Agora o estudo vai dizer quais trechos existentes podem ser utilizados ou se deverá ser construído um trecho novo. O primeiro a ser contemplado é Bento e Caxias, porque é o projeto que já está concluído, embora o grupo chinês tenha interesse em executar as 4 etapas juntas, pois isto irá facilitar o estudo de viabilidade econômica.
SN – Foi estabelecido um prazo para que este projeto saia do papel?
Silvio Pasin – Deveremos agora aguardar o retorno do estudo da empresa chinesa. Só após isto poderá se dar prazo para sair do papel. Em 60 dias, teremos uma noção.
SN – Com que recursos este trem seria construído?
Silvio Pasin – Pelo acordado seria uma Parceria Público-Privada (PPP), financiada pela própria empresa chinesa.
SN – Quais os benefícios que um transporte ferroviário traria para a Serra Gaúcha?
Silvio Pasin – Redução de custos na movimentação de cargas, interação com o futuro aeroporto de Vila Oliva, melhoria no deslocamento de turistas, maior durabilidade das estradas rodoviárias pela diminuição de veículos de grande porte e maior interação regional com relação ao turismo.
SN – Quem está à frente deste projeto?
Silvio Pasin – É o consórcio destes 14 municípios da Serra Gaúcha, região das Hortênsias e Campos de Cima da Serra de forma integrada. É um projeto dos municípios.
SN – Qual a expectativa dos municípios participantes diante da possibilidade do investimento da empresa chinesa no Trem Regional?
Silvio Pasin – O que nos torna mais otimistas é a expertise deles. Acredito que, junto com o aeroporto de Vila Oliva, eles farão o investimento. Está no DNA deles. Pelos nossos levantamentos é um projeto viável, executável.