• Vinícola Garibaldi

Equipe de Bento participa da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia em SP

  • Vinícola Garibaldi

Os estudantes Amanda Gobbo e Nauberth Boeira da Silva representam o IFRS Bento Gonçalves

Foto: Divulgação/

Ocorre nesta semana, de 18 a 22 de março, a 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Quatro projetos desenvolvidos por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) participam como finalistas, incluindo estudantes de Bento Gonçalves.

As atividades presenciais do evento são realizadas na Universidade de São Paulo (USP), mas quem está distante pode conferir a Mostra Virtual de Projetos, com resumos e vídeos explicativos dos trabalhos. Dessa forma, é possível participar do Prêmio de Votação Popular – a premiação será concedida aos projetos cujos vídeos tiverem mais visualizações no YouTube

Projeto de Bento Gonçalves

Terrorismo de Estado no Conesul: Análise das Ditaduras Chilena e Argentina Através das Histórias em Quadrinhos – o projeto procura analisar referências a práticas de terror implementadas durante os governos autoritários das décadas de 1960-1970 em países como Chile e Argentina. As histórias em quadrinhos se revelam uma fonte histórica importante, pois têm a capacidade de sintetizar informações por meio da interseção entre a arte e a narrativa.

Sendo assim, o objetivo da pesquisa é analisar de que modo as histórias em quadrinhos selecionadas retratam elementos como o terror estatal. Com isso, o trabalho busca avaliar como a tortura e o assassinato de militantes políticos, estratégias largamente usadas naquele momento histórico, são retratadas, no intuito de promover reflexão e uma cultura de paz e de valorização dos direitos humanos, para que tais violações não mais ocorram.

Equipe: Amanda Gobbo e Nauberth Boeira da Silva (estudantes), Letícia Schneider Ferreira (orientação).

Confira o vídeo e ajude os estudantes