Equipe Phoenix RT da UCS é contemplada com verba para desenvolver motores para foguetes
No final do mês de novembro o grupo de foguetes da Universidade de Caxias do Sul (UCS) enviou uma proposta de projeto para um edital da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação responsável pelo programa espacial do Brasil, baseada no desenvolvimento de uma bancada para testes de foguetes. Em meados de dezembro, o coordenador da Equipe Phoenix RT, professor Matheus Poletto, recebeu um retorno positivo, tendo sido contemplada a proposta.
A equipe de foguetemodelismo da UCS, que participa de competições estaduais e nacionais de foguetes, comemora a conquista. “Figuramos entre as maiores instituições de ensino do país, o que é uma conquista expressiva tanto para o Grupo quanto para a Universidade”, afirma Poletto. Os recursos do edital serão utilizados para desenvolver motores com propelente (combustível) sólido para foguetes.
Fotos/créditos: Divulgação Phoenix RT – Equipe Phoenix RT UCS
Mesmo durante o ano de pandemia, os integrantes da Phoenix RT mantiveram publicações, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) na área de foguetes, a competição de foguetes, gravaram vídeos institucionais, captaram recursos e foram atores de intensa atuação na definição de pautas no setor de foguetes em nível nacional com reuniões inclusive com setores do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. “Nossos alunos estão trabalhando de forma organizada, metodológica e baseada na discussão científica, o que faz com que possamos alcançar voos ainda mais altos”, finaliza o Professor.
Fonte: Assessoria de Comunicação UCS BENTO