Equipes do Samu passam por reestruturação

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Bento Gonçalves passou por uma reestruturação no quadro de funcionários. A intenção foi anunciada ainda no último mês de janeiro, durante reunião do Conselho Municipal de Saúde, na qual uma das pautas foi o possível encerramento do atendimento no município, o que não passou de boato, segundo a prefeitura. Como alguns servidores pediram desligamento e outros foram afastados por motivos não divulgados, as escalas de plantão precisaram ser preenchidas por colaboradores do Pronto Atendimento Médico 24 horas (PAM). A alternativa deu certo e fez com que os servidores antes lotados exclusivamente no Samu fossem remanejados para também atender, quando necessário, os pacientes do PAM.

O quadro de servidores conta atualmente com seis médicos, cinco enfermeiros, seis técnicos de enfermagem e nove condutores. Estão disponíveis duas ambulâncias do Samu – uma básica e outra avançada, ambas adesivadas conforme o padrão nacional do serviço –, e uma da secretaria municipal de Saúde, descaracterizada, que dá suporte aos atendimentos quando necessário e conta com os mesmos equipamentos da unidade avançada, uma espécie de UTI Móvel.

No ano de 2012, as equipes prestaram 3.591 atendimentos, contabilizados acidentes de trânsito e de trabalho, desmaios, convulsões, paradas cardíacas e gestantes em trabalho de parto. Os dados apontam ainda a realização de transporte intermunicipal de pacientes hospitalizados. No último mês de março, foram 228 chamados, 65 referentes a acidentes de trânsito. Uma pessoa morreu e em dois casos o Samu foi decisivo ao reverter paradas cardiorrespiratórias, o que possibilitou que a vida das vítimas fosse salva. “O serviço do Samu é muito importante, pois trabalhamos para diminuir, amenizar o sofrimento de uma pessoa. Chegar ao local, atender e resolver o problema precocemente e da forma mais rápida possível é um dos nossos principais objetivos”, destaca Lourdes Zenki, coordenadora-geral do Samu de Bento Gonçalves.

Metas

Um dos desafios aceitos pela coordenadora é o de levar o Samu mais próximo da comunidade, através de palestras nas escolas e em empresas buscando destacar a importância do serviço e orientar como e quando as equipes devem ser acionadas. Outra meta é oportunizar aos servidores que atuam no PAM 24h capacitação para trabalharem em casos de atendimento a vítimas que necessitam de socorro móvel.

Demora no 192

Uma das maiores e mais graves polêmicas relacionadas ao Samu, entretanto, ainda não teve um desfecho. A demora no atendimento através do telefone 192 em função da central de regulação ser em Porto Alegre poderia ter sido resolvida com a transferência das chamadas para a unidade regional instalada em Caxias do Sul. A questão ainda está em tratativas, sem previsão de definição.

Saiba mais

Quando acionar o Samu (192)

*Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios ou maus-tratos;

*Em casos de intoxicação, afogamento, choque elétrico ou queimaduras graves;

*Em trabalho de parto que ofereça risco de morte da mãe ou do feto;

*Em casos de tentativa de suicídio e crises hipertensivas;

*Quando houver acidentes/traumas com vítimas;

*Em acidentes com produtos perigosos;

*Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte. 

Dicas ao ligar para o socorro

*Informe o endereço correto e completo. Se possível, cite um ponto de referência, como o nome de um estabelecimento ou de uma empresa próxima;

*Diga qual o estado da vítima, se ela está respirando ou não, acordada, conversando, se está executando movimentos e se possui ferimentos. Assim, a equipe poderá ter um parâmetro da gravidade da situação;

*Nunca passe trotes e oriente crianças e adolescentes para que não o façam. Alguém pode estar precisando de atendimento naquele exato momento;

*Mesmo que a ligação caia na espera (música) não desligue. Uma nova chamada o colocará no final da fila de espera, o que pode tornar o atendimento ainda mais demorado.

Reportagem: Katiane Cardoso


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