Erros mais comuns no uso de antibióticos

A exigência de receita médica para tratamento com antibióticos reduziu a automedicação. Mesmo assim, muita gente comete erros na hora do consumo desses medicamentos: 

Interromper o tratamento

Para combater infecções mais comuns (garganta, ouvido e pele) os médicos geralmente recomendam tratamentos de cinco a sete dias, com doses a cada oito horas. O problema é que os resultados do remédio aparecem logo nas primeiras doses, e muita gente acha que já pode dispensá-lo. Um erro grave, porque a doença não é curada. Morrem apenas as bactérias menos resistentes. As mais fortes persistem e, pior, tornam-se imunes ao medicamento. 

Esquecer a hora de tomar o remédio 

O intervalo entre as doses é calculado de acordo com a chamada meia-vida do remédio(tempo em que a concentração dele cai pela metade na corrente sanguínea). Uma dose ingerida antes da hora pode causar intoxicação ou, simplesmente, não ser absorvida pelo organismo. Já quando você se esquece de tomar o medicamento, pode sofrer com a volta dos sintomas. Converse com o seu médico sobre a melhor maneira de agir caso isso aconteça. Em alguns casos, é melhor tomar dois comprimidos de uma vez. Já, em outros, é melhor continuar o tratamento, incluindo a dose esquecida no final.

Combinar medicamentos 

Sem orientação médica, não pense sequer em tomar analgésicos junto a um antibiótico. Na situação menos grave, você vai se contorcer com dores no estômago. E, nos piores casos, temos a chamada hepatite medicamentosa. O fígado é intoxicado com tanta medicação e é preciso suspender o tratamento, iniciando outro. 

Forrar o estômago 

Cruzar a hora da medicação com as refeições é um problema. Isso porque, com a digestão, o organismo demora mais a absorver o remédio. O ideal mesmo é tomar o antibiótico duas horas antes de comer. E faça isso com água, não com leite. 


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.