ERS-431: reabertura na primeira quinzena de março

As expectativas negativas por parte de muitos moradores de Bento Gonçalves e região que desconfiaram da promessa do governo do Estado de entregar a recuperação da ERS-431 até o dia 25 deste mês começaram a se confirmar. Nesta semana, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) anunciou que a reabertura da estrada – interditada após um grande deslizamento ocorrido em 22 de novembro do ano passado – ficará para a primeira quinzena de março.

O prazo original havia sido dado pelo secretário estadual de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues, durante reunião realizada na Câmara de Vereadores, há exatamente um mês. Na ocasião, a data já era fruto de um adiamento, visto que a primeira informação era de que a rodovia estaria plenamente liberada para o tráfego de veículos na primeira semana de fevereiro. No encontro, Domingues alegou dificuldade para a contratação de uma empresa para realização da sondagem, ação que definiria as intervenções seguintes.

Agora, é novamente a sondagem a culpada pelo atraso. Segundo o Daer, a grande quantidade de rochas no local dificultou a análise e retardou todo o cronograma (veja abaixo). A previsão é de que, com o projeto concluído, o departamento contrate a empresa para a execução da obra na próxima semana.


Solução incompleta

Os problemas na ERS-431 não se resumem à situação do quilômetro 14, onde a pista cedeu. Há anos, usuários da via cobram e esperam pela pavimentação em vários trechos de chão batido que se intercalam com os asfaltados – somados totalizam menos de três quilômetros. A construção das cabeceiras da ponte sobre o arroio Santa Bárbara também sofre há anos com a morosidade do Estado, mais precisamente desde 2005, quando a estrutura foi erguida, sem as extremidades. No caso do arroio Claudino, que teria uma nova elevada, o empreendimento sequer iniciou.

O secretário Domingues, em sua primeira vinda ao município, logo após o deslizamento, ressaltou a necessidade de uma “solução por inteiro” para a estrada. As melhorias, além das medidas emergenciais, incluiriam obras em pelo menos 12 quilômetros e contemplariam a conclusão da ponte inacabada. Questionado sobre estas ações, o Daer apenas respondeu que elas não estão previstas no atual pacote de obras.

A justificativa

Em nota, a assessoria do Daer apresentou os motivos para o descumprimento do prazo original apresentado em Bento pelo secretário de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues: “A sondagem atrasou em função de problemas em atravessar o aterro. Ele possui muito mata-cão (termo técnico que significa bloco de rocha grande), o que faz com que a máquina tenha muita dificuldade de atravessar o terreno. Esse problema só é constatado na prática, ou seja, quando a equipe vai a campo e mexe no solo. Em função disso, atrasará a programação”, diz o texto.

CICs Serra debate novas ações

Na noite de quarta-feira, 12, os representantes dos 11 municípios que compõem a Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (CICs Serra) voltaram a se reunir para discutir novas estratégias de cobranças por melhorias nas estradas da região. No encontro, realizado em Veranópolis – o primeiro após o manifesto promovido no dia 17 de janeiro – ficou definido pelo grupo que a próxima ação será a convocação, por ofício, do governador Tarso Genro, para que o mandatário estadual venha à Serra Gaúcha nas próximas semanas e apresente um cronograma de ações para a região. O pedido deve ser protocolado até a próxima terça-feira, 18, no gabinete do governador. Nas próximas semanas, também devem ser intensificados os protestos por melhorias nas estradas, com a utilização de recursos como faixas, outdoors e divulgação na imprensa regional.

O presidente da CICs, Serra Ademar Petry, lamenta que mesmo com a mobilização regional o Estado não tenha se manifestado, no último mês, com relação a projetos que beneficiem as rodovias que cortam a Serra. Por outro lado, ele considera como um avanço para intensificar as reivindicações junto ao governo gaúcho o fato de representantes de Caxias do Sul se aproximarem do bloco regional que pede medidas urgentes para a situação precária das estradas. “É claro que temos algumas demandas diferentes, mas somos todos Serra. Não podemos deixar o Estado continuar fazendo esse jogo de nos dividir”, aponta.

Petry garante que mesmo com as dificuldades de diálogo com o Estado, a entidade não pretende enfraquecer a luta que encabeça há pelo menos três anos. “Eles não entendem que nós somos o meio, um canal para que esses municípios tenham um pouco de voz. Se há descaso, há com a comunidade e não somente com a entidade. Se querem nos desconsiderar, é bom que saibam que estão desconsiderando a população da Serra”, conclui.

Nem para emergências

Se a recomendação de utilização de acostamentos é apenas para situações de emergência, é bom que os motoristas que trafegam no entroncamento da RSC-470 com a RSC-453, no Trevo da Telasul, fiquem ainda mais atentos, principalmente no sentido Farroupilha-Bento Gonçalves. Com o trânsito sempre bastante conturbado no local, muitos condutores optam por usar a área de escape da pista como alternativa para desafogar o tráfego: a prática é ilegal e, no caso do trecho citado, uma missão quase impossível pela quantidade de buracos. Ou seja, a lateral da estrada, atualmente, não serve sequer para a sua função primordial, que é permitir paradas em casos urgentes.

No final de novembro do ano passado, o Daer chegou a prometer que realizaria melhorias no local nas semanas seguintes, o que não ocorreu. Nesta semana, novamente questionado pelo SERRANOSSA sobre as condições do acostamento no trevo, o departamento garantiu que iniciaria, na última quinta-feira, 13, uma operação tapa-buracos que contemplaria aquela área. Até o fechamento desta edição, porém, nada havia mudado.

Reportagem: Jorge Bronzato Jr.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também