Escola Alfredo Aveline concorre ao 5º Prêmio RBS com o projeto Vinícius e Eles

O projeto interdisciplinar “Vinícius e Eles”, desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline, tem ganhado reconhecimento estadual. A escola é uma das finalistas da quinta edição do Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo, que busca reconhecer e disseminar práticas de incentivo à leitura entre educadores das escolas públicas e privadas do Ensino Básico do Rio Grande do Sul.

A proposta já passou pela primeira etapa, que era a aprovação pelo Júri Técnico. A segunda etapa consiste em votação popular no site www.premiorbsdeeducacao.com.br. O resultado será informado no dia 10 de novembro. No mesmo dia, os alunos apresentarão na capital gaúcha o espetáculo “Operário em construção”, integrando a Programação Oficial da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, às 10h30, na Tenda Pasárgada. Antes disso, porém os alunos também participam da 32ª Feira do Livro de Bento Gonçalves. No dia 25, às 9h30, eles encenarão a mesma peça e no dia 26, às 19h30, a música “Pela luz dos olhos teus” irá embalar uma apresentação de valsa. Ambas as atividades acontecem no Palco da Feira, na Via Del Vino.

O projeto

No ano passado as turmas abordaram o escritor inglês William Shakespeare. Neste ano foi escolhido o poeta, dramaturgo, jornalista, diplomata, cantor e compositor, Vinícius de Moraes. A ação cultural tem por objetivo o incentivo à leitura por meio da arte, na qual os professores e alunos realizam atividades de forma transdisciplinar que dialoga com todas as áreas do conhecimento do Ensino Fundamental e Médio. Em torno de 500 estudantes participaram das atividades que culminou no festival apresentado na Fundação Casa das Artes no dia 1º de julho, onde várias estratégias de ensino foram aplicadas como: trabalhos de leituras e reflexões em pequenos e grandes grupos, leituras orientadas, estudos de casos, seminários e análise das obras.

Cada turma escolheu uma obra do autor e, através de declamação de sonetos, dança e/ou esquetes teatrais, exploraram as múltiplas interpretações do seu legado literário. O projeto ganhou elogios da própria filha do poeta, Maria Gurjão de Moraes, que acompanhou por meio das redes sociais o desenvolvimento do festival cultural e realizou um vídeo para a abertura do evento.

O projeto contou a supervisão de Claudia Rizzardo e Ieda Menin  e com a participação dos professores Adriana Roggia, Carlos Soares, Daniela Montipó, Eliana Passarin,Gilmar Caio, Jaqueline Mayer, Karine Antônia Panizzi Becker, Pathi Trindade dos Santos, Rosemari Benatti, Silvana Montipó e Vanessa Bones.

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