Escola Alfredo Aveline terá eleição estudantil
Mesmo integrando as pautas do noticiário local e nacional diariamente, o funcionamento da máquina pública é um mistério para muitas pessoas. Os estudantes do Ensino Médio (EM) da Escola Alfredo Aveline, por sua vez, estão tendo uma oportunidade para aprender, de forma inusitada, como a administração municipal atua: os alunos estão em plena campanha eleitoral, por meio da qual vão eleger um prefeito, vice e secretários.
Cada partido corresponde a uma turma dos três anos, época em que os jovens se preparam para votar pela primeira vez. Os representantes foram indicados após a realização de uma vasta pesquisa, que englobou coleta de dados e entrevistas com os secretários municipais de Bento Gonçalves. Os quatro partidos criaram planos de governo como se realmente concorressem aos cargos, com planejamento, arrecadação, aplicação e controle de recursos públicos. “Eles puderam avaliar a aplicação de verbas e o quanto teriam – perceberam que era pouco e que administrar não é fácil”, afirma a supervisora do EM e coordenadora do projeto na escola, Adriana Benedetti Menegat.
A atividade integra o concurso organizado pelo Grupo de Educação Fiscal Municipal, vinculado às secretarias municipais de Finanças e de Educação, dentro das ações do Programa Municipal de Educação Fiscal e da campanha Cidadão Nota 10. Estas duas atividades acabaram sendo incluídas nas promessas de campanha de alguns dos partidos (veja abaixo), após a percepção dos conhecimentos sobre cidadania por eles proporcionados.
“Além de ter uma noção melhor do que representa uma eleição, da função do voto e da realidade do município, eles puderam descobrir se seus perfis se adaptam ou não a uma carreira política”, acrescenta a orientadora, Cátia Fiorini. Apesar de muitos dos alunos já votarem, a maioria não se manifesta politicamente, conforme as educadoras. Assim, eles encaram o amadurecimento de deixar suas ideias particulares de lado para defender os propósitos de um partido. Ética e importância do compromisso assumido em uma eleição estão sendo aprendidas na prática. “Eles querem cumprir as ideias com as quais se comprometeram”, acrescenta Cátia.
Após a apresentação dos candidatos no último dia 15, o ginásio de esportes do educandário deu lugar ao debate entre os candidatos, nesta quinta, dia 22. O clima foi de eleições reais, com questionamentos incisivos sobre os possíveis pontos fracos das propostas dos rivais. Os eleitores também expressaram calorosamente seu apoio aos partidos, com bandeiras, adesivos e todo o material a que qualquer campanha tem direito.
A eleição será na próxima sexta-feira, dia 30, e os eleitos passarão um dia acompanhando o trabalho do prefeito Guilherme Pasin, do vice Mario Gabardo e dos secretários de Finanças, Educação, Saúde e Viação e Obras Públicas (Marcos Fracalossi, Iraci Luchese Vasques, Roberto Miele e Sergio Gabrielli, respectivamente), no próximo mês.
Candidatos
Partido: PDR – Partido Democrata Republicano – 37 (3º ano)
Prefeito: Lucas Reginatto de Lima
Secretário de Educação: Guilherme Martins
Entre as propostas do partido, estão ensino político nas escolas, ampliação e aumento do número de creches, criação da campanha Cidadão Nota 1000, remoção de estacionamento no Centro e construção de edifício-garagem e equipamento da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).
“O reconhecimento de limites é a principal lição que estamos aprendendo. Percebemos que as coisas não são fáceis, como todo mundo pensa. Se ganharmos, acho que será muito esclarecedor saber como nossos representantes agem lá dentro”, preveem.
Partido: PEF – Partido Estudantil Fiscal – 52 (2º ano)
Prefeita: Raiane Jaqueline Conci
Vice: Caroline dos Santos
As propostas das candidatas contemplam extensão ao Programa de Educação Fiscal além das escolas, valorização do educador, ampliação de atividades de lazer para diferentes faixas etárias, mudanças no agendamento de consultas médicas e plano para mobilidade urbana.
“O respeito entre os candidatos para trabalhar em grupo com certeza será um aprendizado para a vida toda”, avalia Raiane, que considera seguir na carreira política. “Se vencer, quero aproveitar para saber como tudo funciona na prefeitura”, acrescenta.
Partido: PNI – Partido Novas Ideias – 74 (2º ano)
Prefeito: Gustavo Dorigon
Vice: Mariana Carra Bet
O partido valoriza projetos de melhoria para a modernização da cidade, utilizando a tecnologia para a educação, contra o analfabetismo. Na saúde, destaca melhorias para infraestrutura, acessibilidade e priorização no atendimento. “Tem coisas que não fazíamos ideia que existiam na administração municipal. Vai ser um conhecimento para a vida toda. Passamos a dar mais importância ao respeito ao cidadão”, avaliam os candidatos. “Se ganharmos e passarmos o dia com o prefeito e vice, será uma oportunidade única para aprender ainda mais”, concluem.
Partido: P116 – 116 (1º ano)
Prefeita: Bianca Tonello Rizzardo
Vice: Bianca Da Ré
Seguindo um controle de gastos, o plano de governo do partido inclui melhorias na infraestrutura das escolas, mais creches e cursos para educadores, salas para necessidades especiais, investimentos na UPA e postos de saúde, construção de hospital veterinário e ações para cuidados a animais abandonados, melhorias nos acessos a deficientes, instalação de mais câmeras de monitoramento e renovação da sinalização de trânsito.
“Antes, não sabíamos muito sobre as secretarias, por exemplo, e vimos como tudo isso dá trabalho e é difícil falar em público. Esperamos aprender ainda mais sobre o município e sobre como ele é governado”, afirmam as candidatas.
Reportagem: Priscila Pilletti
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.