Escola de Garibaldi recebe certificação da Unesco

O trabalho de incentivo à cultura da paz desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Cattani, de Garibaldi, foi certificado internacionalmente nesta semana. O educandário passou a integrar nesta quarta-feira, dia 25, o Programa de Escolas Associadas (PEA) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), sendo a 10ª instituição do Estado e primeira da Serra a receber o conceito.

O relatório para adesão ao programa foi enviado no fim de 2013, detalhando atividades realizadas pela escola ao longo de dez anos. “Vimos que nossos princípios vão de encontro com os da Unesco: paz e direitos humanos, educação pela sustentabilidade e intercâmbio cultural”, conta a diretora Márcia Simonaggio. Segundo ela, o que foi definitivo para a adesão ao programa foi o projeto “Paz na escola”, que abordou o tema de diferentes maneiras, como trabalhos, exposições e desfile cívico.

A organização internacional ainda propõe temas específicos a serem trabalhados a cada ano. Em 2014, a agricultura familiar foi explanada de diversas maneiras aos alunos de todas as 16 turmas, incluindo contato com o produtor que fornece os ingredientes para a merenda escolar, produção de suco natural e conhecimentos sobre políticas públicas.

A entrega do certificado confirma o resultado do trabalho desenvolvido há mais de 20 anos. “Antes os alunos vinham obrigados, sem vontade. Ainda temos alguns estudantes com esse perfil, mas a maioria vem com prazer de conviver dentro da escola”, garante a diretora.

O desafio agora é continuar o trabalho para se manter no programa. A Unesco solicita, anualmente, um pré-projeto das atividades no início do ano letivo e um relatório de seu desenvolvimento no final do período. “É uma alegria muito grande receber este reconhecimento, mas temos o compromisso de continuar propondo um ambiente em que as crianças e jovens possam desenvolver cada vez mais esses princípios. Eles e os professores que merecem os méritos por esta conquista”, conclui Márcia.

PEA Unesco

O Programa de Escolas Associadas (PEA) foi criado para estender os objetivos da Unesco no pós-guerra ao campo da educação, seguindo o preceito de que a guerra nasce na mente dos homens e é lá que deve ser combatida. O PEA está presente em 130 países, no Brasil desde 1997. O objetivo fundamental é criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz, por isso consiste no estímulo a projetos ligados a um tema central. Não há investimentos de qualquer ordem, seja pela Unesco, seja pelas escolas associadas.

Fonte: www.peaunesco.com.br

Reportagem: Priscila Pilletti


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também