Escola Felix Faccenda será reformada e passará a contar com turno integral
A ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Felix Faccenda foi apresentada no dia 24/06 pela prefeitura de Bento. O educandário está localizado no bairro Municipal e conta com 246 alunos matriculados entre o jardim de infância e o terceiro ano. Conforme a prefeitura, com a ampliação do espaço físico, as crianças de 4 e 5 anos, matriculadas nas turmas do jardim A e B, terão uma educação em tempo integral.
A secretária de Educação Adriane Zorzi explica que a obra será necessária justamente para possibilitar a ampliação do horário de atendimento. Atualmente, os alunos de 4 e 5 anos são os únicos que não são contemplados com atividades no contraturno. "Os pequenos de zero a quatro anos ficam em tempo integral na EMI Lar dos Pequeninos. Os alunos a partir de seis anos vão para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Carrossel da Esperança e esses de 4 e 5 anos ficam aos cuidados da família", revela.
Dessa forma, será necessário adaptar os espaços para ampliar o horário de atendimento. "O espaço anexo à escola, onde funcionou por alguns anos a Unidade Básica de Saúde, não é adequado para funcionamento de atividades escolares, por isso, preocupados em atender a demanda e necessidades do bairro, buscamos priorizar esta obra, que acolherá nossos pequenos de forma adequada", explica a secretária.
A apresentação da obra no dia 24/06 contou com a presença do prefeito Diogo Siqueira, do Secretário de Governo, Henrique Núncio, da Secretária da Educação, Adriane Zorzi, Diretor do IPURB, Heitor André Tartaro, além da diretora da instituição, Morgana Villa Bochi, professores e demais funcionários da escola.
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Bento
No dia 08/07, quinta-feira, deve ocorrer a abertura da licitação para realização da obra. O valor total do investimento para ampliação da escola é de R$ 658 mil reais. “Já temos duas escolas em andamento, no Fátima [Escola Infantil] e a Caminhos do Aprender [Escola Especial]”, destacou o secretário Henrique.
Durante a apresentação, a secretária Adriane Zorzi relembrou a época em que atuou como professora na instituição: “A comunidade é extremamente carinhosa e sou testemunha porque trabalhei aqui por seis anos e tenho uma dívida de gratidão com esse espaço, aprendi muito com a comunidade e crianças. Nosso objetivo é melhorar a educação, os índices de aprendizagem e o atendimento desses alunos”, disse.
O prefeito destacou sobre a importância da ampliação da escola: “Essa obra é de extrema importância para a comunidade do Municipal e, principalmente, para as famílias dessas crianças de 4 e 5 anos, do jardim de infância, que poderão deixar seus filhos em tempo integral na escola, com a certeza que estarão seguros e numa instituição de qualidade”.
Atualmente, todas as escolas municipais de Educação Infantil possuem ensino integral. O município ainda conta com a Escola Municipal de Turno Integral Nilza Côvolo Kratz, no bairro São Roque, que atende estudantes até o 9º ano do Ensino Fundamental.
Confira as obras anunciadas para ampliação:
– Troca do cercamento do parque existente
– Reconstrução total do piso do pátio externo
– Construção de nova sala de aula para turma do jardim de infância
– Construção do banheiro dos professores da área de serviço
– Construção de banheiros coletivos novos
– Construção de corredor de ligação entre bloco administrativo novo e a escola existente
– Construção de novo bloco administrativo
– Construção da nova casa de armazenamento de gás GLP
– Construção da calçada
– Construção de cortina de contenção em concreto armado a ser executado antes da implantação do bloco administrativo novo.