Escola Mestre realiza 5ª Feira das Etnias
Com o objetivo de proporcionar um espaço de ampliação de conhecimentos gerais sobre algumas das etnias que constituem nossa identidade, a Escola Mestre Santa Bárbara promoveu a 5ª edição da Feira das Etnias, na sexta-feira, dia 25 de maio.
O projeto é anualmente desenvolvido durante os meses de março, abril e maio com os alunos do Ensino Médio Noturno, em várias etapas. A culminância ocorre na noite da exposição das barracas e apresentação das danças típicas de cada nação pesquisada, para toda a comunidade.
Os alunos foram divididos em grupos e fizeram uma pesquisa detalhada sobre o país que foi sorteado, abordando tópicos como cultura, costumes, folclore, culinária, dança, vestimenta, localização, política, economia, história, bandeira, música, curiosidades, entre outros. Neste ano, os países estudados foram: África do Sul, Brasil, Cuba, Emirados Árabes, Holanda, Itália, Japão, Peru, Polônia, Rússia e Suíça.
Na noite da feira, cada Nação foi apresentada por sua bandeira, roupa típica e dança folclórica. As barracas foram montadas com a caracterização de cada país e os alunos receberam seus convidados com uma comida típica e uma exposição geral da cultura pesquisada.
De acordo com a diretora da escola, Margareth Egami, a grande diversidade étnica que constituiu o mundo, longe de ser um problema, resultou em uma riqueza cultural que se expressa por intermédio das artes, da música, principalmente, da culinária, das crenças, dos costumes e da cultura em geral. “Somente quando forem aceitos e colocados em prática os valores que interessam à plenitude do homem, estaremos em condições de eliminar da sociedade tudo aquilo que impede a humanização do mundo”, observa.
Siga o SerraNossa!
Twitter: http://www.twitter.com/serranossa
Facebook: Grupo SerraNossa