Escola Municipal Alfredo Aveline tem professora premiada pelo projeto Arte na Escola Cidadã

Milene Albani Petró, professora da Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline, de Bento Gonçalves, foi a premiada da categoria Ensino Médio com seu projeto “Cildo Meireles: Nosso Circuito Ideológico 2018". Neste projeto, a partir das obras de Cildo Meireles, a professora convidou os alunos a uma reflexão sobre a sociedade contemporânea por meio da arte conceitual. Fundamentos de longo alcance e profundidade a partir das escolhas do artista mostraram com ênfase que nem tudo é mercadoria. Utilizando alguns temas principais da atualidade, chegou em resultados artísticos que se sustentam como crítica ao modelo de organização do mundo.
 
A premiação faz parte da XX edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã, que ocorreu no dia 27 de novembro no Teatro Anchieta do Sesc Consolação, em São Paulo. Professores da rede pública de Jandira (SP), Americana (SP), Jacundá (PA), Bento Gonçalves (RS) e Caicó (RN) estiveram presentes representando seus projetos premiados, selecionados por professores de universidades brasileiras que escolheram os cinco dentre os mais de mil projetos enviados. 

 
Há 20 anos,  o Prêmio Arte na Escola Cidadã (PAEC) é realizado pelo Instituto Arte na Escola, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, fazendo um mapeamento de trabalhos no ensino de Artes desenvolvidos em escolas de todo o país. A premiação é uma iniciativa da instituição para incentivar e reconhecer o ensino da Arte nas escolas brasileiras. 

Nesta 20ª edição, as categorias premiadas foram: Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Os projetos premiados este ano passam por temas como cultura local, identidade afro-brasileira e fotografia.
 
Sobre o Instituto Arte na Escola
 
O Instituto Arte na Escola é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pela Fundação Iochpe, que fortalece o ensino das Artes no Brasil, qualificando a formação de professores da Educação Básica.
 
O Instituto ativa o circuito da arte-educação por meio da Rede Arte na Escola, que oferece formação continuada para professores e licenciandos. A Rede conta hoje com 39 polos parceiros, presentes em universidades públicas e privadas de 19 Estados brasileiros. O Instituto também opera o Prêmio Arte na Escola Cidadã – maior do país em arte-educação – e desenvolve pesquisas, conteúdos e materiais educativos que subsidiam a atuação do professor em sala de aula.
 
Sobre a Fundação Iochpe
 
A Fundação Iochpe é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos cuja atuação é pautada pela educação e transformação social. Criada em 1989 pela Iochpe-Maxion S/A, a Fundação Iochpe dedica-se a apoiar profissionais e empresas em suas ações de investimento social por meio do Programa Formare, que oferece formação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social, tendo como base a metodologia de desenvolvimento de competências. A Fundação Iochpe é mantenedora também do Instituto Arte na Escola, cuja missão é qualificar o ensino de Arte no Brasil e promover a formação de professores da educação básica em todo o território nacional.