Escola Municipal Infantil Simone Dalla Costa Lemos é inaugurada no bairro Fátima

Em solenidade realizada na terça-feira, 13/12, a prefeitura de Bento Gonçalves realizou a entrega da Escola Municipal Infantil Simone Dalla Costa Lemos, localizada no bairro Fátima. O novo espaço da educação de Bento Gonçalves conta com cinco salas de aula, espaço administrativo e de serviços, biblioteca, cozinha, refeitório e espaços de recreação. A escola deverá atender 120 alunos a partir de janeiro. Segundo a secretaria de Educação, os estudantes estão sendo chamados conforme o zoneamento e a inscrição realizada. 

Na ocasião, foi assinado o Decreto que denomina a EMI como Simone Dalla Costa Lemos, em homenagem a servidora, professora e apaixonada pelo meio ambiente, que faleceu em 2021.

“A Simone sempre foi uma pessoa que não mediu esforços. Ela era uma pessoa de sorriso largo, sempre com uma palavra de apoio, de incentivo. Sempre fazendo o melhor possível, o que estivesse ao alcance dela. Não falo isso só como funcionária pública, mas como esposa, mãe, filha, irmã. E o mais importante de tudo isso, a Simone colocou a sementinha em relação ao meio ambiente no coração das crianças. O trabalho está muito vivo e espero que por muitos anos siga assim”, destaca o viúvo Gilberto Antônio Lemos. 

A diretora Simone Morbini fala sobre a expectativa à frente na nova escola do bairro Fátima. “Quando fui convidada para gestar essa escola, eu já sabia de toda uma função que vamos trabalhar aqui. Quando se tem amor pela profissão, aquele amor que queima lá, no fundo, de nosso coração. Espero retribuir com este projeto educacional, que a escola cresça e as crianças sejam felizes aqui. Fazer sociedade é isso. Hoje sou a profissional que exerço porque tenho cada um de vocês me auxiliando. Digo para a nossa comunidade o muito obrigada pelo acolhimento aqui. Hoje se forma a família Simone Dalla Costa Lemos”. 

Fotos: Rodrigo De Marco/José M. Estefanon

A Secretária de Educação, Adriane Zorzi, destacou o empenho da comunidade. “Estamos agradecendo a esta comunidade que buscou, que pediu e está recebendo esta escola. Uma escola moderna pensada em receber com segurança os bebês da comunidade a partir de janeiro. Muito mais que receber cuidados, alimentação, eles vão ter acolhida. Vão formar grandes vínculos para a vida deles. Que elas possam crescer muito neste espaço, privilegiado, para esta comunidade merecedora e fazendo uma homenagem a esta grande pessoa que foi a Simone Dalla Costa Lemos. Bento Gonçalves agradece imensamente todo o trabalho, o empenho e dedicação que ela teve com a nossa educação. Com certeza será lembrada por tudo o que fez por nós”. 

Durante o discurso, o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira também atribuiu a conquista à comunidade. “É uma conquista da população, de cidadania de nosso município. Vida longa à nossa EMI Simone Dalla Costa Lemos!”.

Simone Dalla Costa Lemos

Simone Dalla Costa Lemos mudou-se com os pais para Bento Gonçalves ainda criança. Casada com Gilberto Antônio Lemos, é mãe de coração de Gilberto Antônio Lemos Júnior e de Pedro Dalla Costa Lemos. Professora, com formação em Ciências, Biologia e Pós-graduação em “Uso racional dos recursos naturais e seus reflexos no meio ambiente”,  atuou  nas Escolas da Rede Municipal desde 1990 e também foi professora universitária em cursos de licenciatura da UCS Bento Gonçalves. Em 1998, assumiu atividades na SMED, onde, entre diferentes funções, coordenou a área de Ciências e Meio Ambiente. Foi protagonista na implementação da Coleta Seletiva no Município. Em 2009, fundou o Setor de Educação Ambiental na Secretaria do Meio Ambiente. Foi coordenadora de diversas ações voltadas ao Meio Ambiente, como o “Projeto Viva a Natureza”, da FIEMA Brasil, por três edições. Em parceria com a colega Caroline Todeschini, escreveu o livro “O Encanto da Cascata em 2013”. Ainda sem data de lançamento, o Livro Bela Descoberta, em parceria com a mesma colega, buscará educar e sensibilizar sobre a questão dos resíduos. Construiu uma carreira pautada na Ética e na preocupação e Ação em causas relacionadas às Pessoas e ao Meio Ambiente. Faleceu, em 2021 e deixa um legado de carinho e admiração para os colegas, família e comunidade.