Escolas de Tempo Integral ganham mais espaço
Até 2024, pelo menos metade das escolas públicas deverão oferecer educação em tempo integral. A meta constante no Plano Nacional de Educação (PNE) pode ainda estar distante, mas o sistema que oferece aos estudantes aulas e atividades nos turnos de manhã e tarde já é realidade em Bento Gonçalves, tanto na rede estadual como municipal.
Embora seja recente – o atendimento integral aos alunos do 1º ao 5º ano iniciou no dia 30 de março –, crianças, pais e professores da escola estadual Anselmo Luigi Piccoli estão a cada dia mais entusiasmados com a experiência. “Os alunos estão adorando a novidade de conhecer professores diferentes. São os mesmos colegas, mas com aulas diversificadas”, destaca a diretora Tânia Regina Ducatti Sasso. Algumas atividades são desenvolvidas de maneira lúdica e divertida, de forma que não haja cansaço cognitivo.
Dos 300 alunos, os 127 do 1º ao 5º ano já estão com aulas nos dois turnos. As crianças, que antes tinham classes apenas à tarde, chegam à escola agora às 7h30. Na parte da manhã, a grade ganhou 12 novos componentes curriculares – acompanhamento pedagógico; leitura e produção textual; centro de línguas; tecnologias educacionais; experiências matemáticas; arte; teatro, música e dança; recreação; iniciação ao esporte; meio ambiente; saúde e alimentação e educação em direitos humanos. Os educandos permanecem no local no horário do almoço, onde também têm um período de descanso após a refeição. Também foi adotado parecer descritivo para substituir a nota, fazendo uma avalição global do aluno.
Para a diretora, é uma forma de abrir um leque de conhecimentos diferenciados, que muitas vezes os pais não podem oferecer em casa devido à rotina. “Os alunos têm um enriquecimento do currículo. Com a aula formal de quatro horas eles veem apenas alguns conceitos, que agora são aprofundados no outro período”, comenta. Para 2017, os estudantes do 6º ao 9º ano também frequentarão os dois períodos. Os componentes curriculares serão os mesmos, mas com adaptações de acordo com a faixa etária.
De acordo com o coordenador da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (16ª CRE), Leonir Razador, o Estado está implantando a metodologia de forma gradual em 100 escolas. A Anselmo Luigi Piccoli é única dos 25 municípios atendidos pela coordenadoria. Um dos fatores que pesaram para a escolha foi a estrutura física disponível, já que o educandário foi projetado em 1994 para o atendimento integral – o antigo Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) – e conta com 40 salas de aula. O modelo funcionou durante apenas três anos e, depois, a escola passou a atender de forma regular. Novos professores também foram contratados, para suprir a demanda das atividades.
Rede Municipal
A primeira Escola de Tempo Integral do município foi inaugurada em outubro de 2014, a São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz. De acordo com a secretária de Educação, Fernanda Lodetti, a modalidade tem agradado à comunidade. “As famílias estão encantadas com o crescimento de seus filhos, nas diversas áreas, e participando ativamente das atividades escolares. A procura por vagas é intensa. Portanto, podemos definir como um sucesso”, destaca.
Recentemente, a prefeitura anunciou que mais um educandário passará a adotar o mesmo sistema. Trata-se da General Rondon, no bairro Barracão. Inicialmente, as atividades serão de contraturno escolar (com oficinas artísticas, culturais e de idioma) e a transição será feita de forma gradual para que, em 2017, a escola já tenha a educação integral. Conforme a secretária, a escolha se deu por ser uma escola pequena – com apenas 66 alunos – e com possibilidade de ampliação, cujas obras já estão em andamento. “A transição será gradativa, para que consigamos nos adequar à mudança, até se trabalhar com todos os estudantes no período das 8h às 17h”, explica.
Foto: Carina Furlanetto