Escolas municipais de educação infantil de Garibaldi retornam às atividades

Em Garibaldi, as seis escolas municipais de educação infantil retornaram as atividades presenciais nesta segunda-feira, dia 19/10. De acordo com o Modelo de Distanciamento Controlado do Estado, as escolas podem atender 50% das crianças e em tempo reduzido.

Das 550 crianças, cerca de 80 devem retornar nesta semana, sendo 50% das crianças de manhã, das 7h15min às 11h30min, com almoço e as demais à tarde, das 13h15min às 17h30min, com lanche.

A secretária de Educação, Simone Cristina Rosanelli Chies, juntamente com a coordenadora pedagógica, Valquiria Compagnoni, estão visitando as escolas de educação infantil – creches, que voltaram ao atendimento presencial. "A semana começou tranquila em todas as escolas e as crianças vão sendo chamadas gradativamente”.

Ainda segundo ela, as escolas foram preparadas e os servidores receberam os EPIs e curso on-line de formação para esse retorno. Também foi realizada a testagem de todos os profissionais das escolas.

Foram adquiridos os seguintes materiais e EPIs: 02 jalecos para cada profissional, 04 máscaras, termômetros, propés, luvas, óculos protetor, protetor facial, tapetes sanitizantes, lixeiras com pedal, dispensers para álcool gel, álcool líquido 70% e em gel, panos descartáveis e ainda foram colocados filtros que absorvem micropartículas em todos os ares condicionados para poderem utilizá-los.

Todas as escolas têm seus Planos de Contingência aprovados, além do COE-E Local.


 

COE-MUNICIPAL visita escolas

O Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação – COE-MUNICIPAL, realizou recentemente visitas in loco nas escolas de educação infantil particulares do município, com a finalidade de monitorar e acompanhar a execução do Plano de Contingência, bem como verificar o preenchimento da Autodeclaração, solicitada pela Secretaria Estadual de Saúde, PORTARIA N? 608/2020. 
 
As Instituições de Ensino devem ter o seu Plano de Contingência validado, bem como a Autodeclaração para a reabertura. 
 
Das dez escolas de educação infantil particulares, sete retornaram de forma presencial. A primeira foi a EEI Canção de Ninar, no dia 08 de setembro, após retornaram: EEI Castelinho Encantado, EEI Girassol, EEI Meu Peraltinha, EEI Bambini, EEI Saber Ser e EEI Tia Seli.
 
Cerca de 100 crianças retornaram e as escolas estão com todos os protocolos de segurança sendo aplicados, por meio dos seus Planos de Contingência e COE-E Local.
 
Dia 19 de outubro, retornaram as escolas infantis municipais – creches: EMEI Criança Esperança, EMEI Crescendo com Alegria, EMEI O Mundo dos Pequeninos, EMEI Pingo de Gente, EMEI Semeando o Futuro e EMEI Espaço Aprender – as quais também receberão a visita do COE-MUNICIPAL.

Fotos: Ana Biondo