Escolas municipais de Ensino Infantil retornam nesta quinta em Bento
As 21 escolas municipais de Ensino Infantil de Bento Gonçalves retornaram na manhã desta quinta-feira, 29/04. A reabertura foi permitida após novo decreto estadual que colocou todas as regiões do Estado em bandeira vermelha na quarta-feira, 28/04. Mesmo assim, algumas instituições registraram um retorno tímido, com poucas crianças.
Na Escola Municipal de Ensino Infantil Recanto dos Beija-Flores, dos 30 alunos esperados, apenas 15 retornaram nesta manhã. “Acredito que na semana que vem, por ser segunda-feira, mais pais tragam suas crianças”, comenta a diretora Letícia Milan.
No total, a escolinha conta com 220 alunos. Para atender a todos que optarem pelo retorno, a instituição seguiu o sistema de escalonamento. As turmas iniciais, berçário e maternal, que costumavam atender as crianças em turno integral, agora estão funcionando em meio turno. Já as turmas de Jardim, nas quais já se trabalhava em meio turno, foram divididas em semana A e semana B. “Essa é uma forma de ter mais controle sobre as crianças, porque se alguém se contamina, todos precisam seguir isolamento”, explica a diretora.
Letícia afirma que todas as funcionárias da escola testaram negativo para a COVID-19 e também estão trabalhando por escala. “Às vezes, a vontade de abraçar é grande, porque temos uma relação muito boa, como se estivéssemos em casa. Mas nós cuidamos umas das outras para seguir todos os protocolos”, afirma.
Os protocolos incluem lavagem periódica das mãos, uso de EPIs, controle de fluxo e temperatura na entrada da escola, além de disponibilização de álcool em gel em todos os ambientes. “Os pais e as crianças estavam com muita expectativa. Porque a grande questão da escola é a socialização. É a criança se desprender um pouco da família”, comenta Letícia. “E vamos nos cuidar e cuidar das nossas crianças, porque não queremos voltar a fechar. Nossa função social é essa, nosso trabalho não é somente receber o dinheiro na conta. Precisamos auxiliar na evolução das crianças e acompanhar de perto seu aprendizado”, finaliza.
Fotos: Eduarda Bucco/SERRANOSSA