Escolas municipais terão novas oficinas em 2012
Em 2012 a educação em Bento Gonçalves terá novidades que prometem intensificar as atividades culturais entre os alunos da rede municipal. Os professores terão seis horas por semana destinadas ao planejamento. Enquanto isso, os alunos poderão participar de oficinas culturais. Para as turmas de Educação Infantil as opções serão Musicalidade, Literatura e Educação Física. Já para o Ensino Fundamental, as oficinas disponíveis serão Línguas, Educação Física, Musicalidade e Educação para o pensar.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Jaqueline Fávero, Bento Gonçalves é uma das primeiras cidades da região a implantar este novo sistema. “É bom tanto para o professor quanto para o aluno”, comenta. Com a realização das oficinas, Jaqueline espera que novos talentos sejam descobertos. “As atividades desenvolvidas ao longo do ano serão posteriormente apresentadas para toda a comunidade em eventos na Casa das Artes”, projeta.
Jaqueline explica que o fato de a secretaria oferecer estas oficinas não impede que as escolas promovam outras atividades extraclasse para os alunos. “Os Círculos de Pais e Mestres (CPMs) têm autonomia para aplicar o recurso que recebem anualmente em oficinas diversas, se assim desejarem”, esclarece.
Escola Noely
Recentemente foi noticiado o fechamento de oficinas de teatro e dança na Escola Municipal de Ensino Fundamental Noely Clemente de Rossi, no bairro Santa Marta. O fato gerou descontentamento. Segundo a Smed, a extinção do projeto foi motivada pelo fato de a servidora responsável estar em desvio de função, situação que precisou ser regularizada. A secretária também justifica o fechamento pela necessidade de padronização entre as escolas.
Novas escolas e mais vagas
Para 2012 está prevista a conclusão de mais três escolas municipais em Bento Gonçalves. No bairro Borgo estão em andamento as obras de uma Escola Municipal Infantil (EMI) com capacidade para 80 crianças com idade a zero a cinco anos. A escola está sendo construída entre as ruas São Paulo e Albino Cipriani. Em ritmo mais acelerado de construção está a EMI situada na esquina das ruas José Possamai e Laurindo Lorenzoni, no loteamento Panorâmico. A capacidade de atendimento é de 120 crianças por turno. A escola está estrategicamente localizada para suprir a demanda excedente dos bairros Zatt, Ouro Verde e São Roque. Na mesma região também será construída uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), na rua Arlindo Franklin Barbosa, no bairro São Roque, com capacidade para atender 560 alunos por turno.
Mesmo com ampliações e novas obras, a demanda por vagas em EMIs continua crescendo constantemente em Bento Gonçalves. Para suprir o excedente não atendido pelas escolas da rede, a opção é a compra de vagas em escolas particulares de educação infantil. Em 2012 deverão ser adquiridas 250 vagas, 70 a mais do que em 2011.
Carina Furlanetto
Siga o SerraNossa!
Twitter: http://www.twitter.com/serranossa
Facebook: Grupo SerraNossa