Escolha o melhor cereal para emagrecer

Cereais e alguns tipos de sementes são ótimas opções para afastar a fome, principalmente no café da manhã. “Eles costumam fornecer muitas fibras, que dão saciedade e fazem você comer menos”, afirma a nutricionista Flávia Morais, coordenadora da área de nutrição da rede Mundo Verde. Ingerir fibra também melhora a digestão, combatendo a sensação de inchaço. 

São tantas as opções à venda, no entanto, que fica difícil escolher a melhor. “Eleger os grãos integrais, que conservam mais nutrientes, é um bom começo”, diz a nutricionista Bruna Pinheiro. Para facilitar a seleção, nutricionistas elaboraram um ranking com os tipos que mais favorecem o emagrecimento, considerando a quantidade de fibras, a quantidade calórica e outros benefícios extras.  

Chia

A sementinha mexicana que ainda está ganhando popularidade no Brasil foi eleita uma das melhores opções para o café da manhã. “Além do alto teor de fibras, ela forma uma espécie de gel no estômago que auxilia na redução do apetite ao aumentar ainda mais a saciedade”, afirma Bruna. 

A chia também fornece mais proteínas do que flocos de milho, arroz, trigo e até mesmo a poderosa aveia. Outros nutrientes encontrados são cálcio, ômega 3, fósforo, magnésio, potássio, zinco, ferro e cobre. Por ter sabor leve, ela pode ser adicionada a sucos, vitaminas e iogurte sem prejuízos ao paladar. Uma colher de sobremesa por dia já é uma quantidade ideal. 

Linhaça

Além de rica em fibras, a semente de linhaça possui grande quantidade de uma gordura que faz bem à saúde: o ômega 3. “Tanto a chia quanto a linhaça são oleaginosas que apresentam gorduras de origem vegetal (poli e monoinsaturadas), que são muito importantes para a saúde cerebral e cardiovascular”, afirma a nutricionista Flávia. 

As especialistas também contam que a semente é rica em lignana, substância que ajuda na prevenção do câncer de mama e próstata, além de proteínas, vitaminas e minerais. Bruna sugere moer ou triturar a semente para aproveitar melhor os nutrientes. “Estudos também mostram que uma colher de sopa por dia é a quantidade ideal de consumo”, afirma. 

Centeio

O centeio também é um campeão em fibras para ajudar na saciedade. Ele costuma ser encontrado misturado a outros cereais e ajuda a fornecer proteínas, que dão mais energia e sensação de saciedade. A quantidade deste e dos outros cereais pode ser maior do que as oleaginosas, por volta de duas colheres de sopa ao dia. “Mas quem tem doença celíaca deve passar longe desse cereal, que contém glúten”, adverte Bruna. 

Trigo em grãos

“Diferente dos grãos refinados, o trigo em grão preserva o gérmen e o farelo, onde se concentram a maior parte das fibras, vitaminas e minerais”, afirma a nutricionista Bruna. Mas fique atento ao rótulo se for escolher esse tipo: há produtos feitos com trigo refinado e, por isso, são mais pobres em fibras. Para disfarçar o gosto da versão integral, que é meio amargo, faça uma mistura de cereal, frutas e iogurte ou leite. 

Müsli

Por ser um mix de cereais com frutos secos, o müsli (ou muesli) é ainda mais rico em nutrientes do que apenas os cereais puros. Sem contar que o sabor é agradável sem precisar aumentar demais as calorias, já que as frutas são naturalmente doces, sem adição de açúcar. Essa mistura também se diferencia da granola por conter alguns ingredientes crus, aumentando ainda mais o teor nutritivo. 

Aveia

Este cereal é altamente energético e ótimo para quem pratica exercícios físicos. “A aveia fornece vitaminas B, cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio e manganês”, afirma Bruna. Outra grande vantagem da aveia é ser fonte de betaglucano, um tipo de fibra que auxilia na redução e no controle da glicose, ótimo para quem tem diabetes, e atua na redução das taxas colesterol, protegendo o coração e favorecendo a perda de peso. 

Granola

A mistura de grãos, frutas e castanhas da granola reúne fibras e sais minerais a um sabor adocicado que combina com vários outros alimentos. As nutricionistas alertam, no entanto, que esse mix de cereais contém açúcar como ingrediente e não pode ser consumido em excesso – um especialista poderá estipular a quantidade certa para a sua alimentação, mas costuma ser por volta de duas colheres de sopa por dia. 

Cevada em grãos

A cevada é um dos cereais que menos apresenta gorduras prejudiciais ao emagrecimento. “Além de fibras e carboidratos, a cevada também possui vitaminas do complexo B, selênio e magnésio”, afirma a nutricionista Bruna. 

Amaranto em flocos

Embora o amaranto seja considerado um pseudocereal, por ter diferenças no plantio, os nutrientes são muito parecidos com o de cereais em geral. “Ele fornece vitamina C, potássio, zinco, fósforo, ferro, magnésio e cálcio”, afirma Bruna. Por não conter glúten, é uma das melhores opções para quem tem doença celíaca. 

Arroz integral

Independente do tipo de arroz, esse cereal é fonte de carboidratos e aminoácidos indispensáveis para o organismo, além de ser rico em vitaminas do complexo B. Como o teor de fibras não é muito alto, o ideal é combinar esse cereal com versões mais ricas no nutriente amigo do intestino. 

Flocos de milho

O milho contém praticamente os mesmos nutrientes que os demais cereais: fibras, carboidratos e vitaminas do complexo B. Como a quantidade de fibras não é elevada, vale a pena misturar com outros cereais que ocupam o topo dessa lista. 

Quinua

Considerada um pseudocereal, assim como o amaranto, a quinua tem mais proteína que outros cereais, dando mais energia. “Ela também fornece minerais e vitaminas, além de ácidos graxos ômega 3 e 6, que previnem câncer e doenças cardiovasculares”, afirma Bruna Pinheiro. A nutricionista faz questão de lembrar que, apesar de a quinua ter menos quantidade de fibras e, por isso, ocupar o final da lista de grãos para emagrecer, ela é uma das opções mais ricas em diversos nutrientes que fazem bem à saúde. Por isso, combine essa versão com outras e garanta um café da manhã ainda mais nutritivo.

Ficha técnica

Chia (100g)
Calorias: 536kcal 
Carboidrato: 44g 
Proteína: 17,2g 
Gordura: 32,8g 
Fibras: 27,6g 

Linhaça dourada (100g)
Calorias: 453,3kcal 
Carboidrato: 0g 
Proteína: 15g 
Gordura: 42,66g 
Fibras: 25,33g

Centeio (100g)
Calorias: 336kcal 
Carboidrato: 73,3g 
Proteína: 12,5g 
Gordura: 1,8g
Fibras: 15,5g 

Trigo em grãos (100g)
Calorias: 342,2kcal 
Carboidrato: 75,5g 
Proteína: 11,3g 
Gordura: 1,7g Fibras: 12,2g 

Müsli (100g)
Calorias: 397,5kcal 
Carboidrato: 55g 
Proteína: 12,5g 
Gordura: 15,5g 
Fibras: 11g 

Aveia (100g)
Calorias: 400kcal 
Carboidrato: 60g 
Proteína: 10g 
Gordura: 10g
Fibras: 10g 

Granola (100g)
Calorias: 480kcal 
Carboidrato: 11,2g 
Proteína: 9,75g 
Gordura: 18,7g 
Fibras: 8,5g 

Cevada em grãos (100g)
Calorias: 351,1kcal 
Carboidrato: 75,5g 
Proteína: 10g 
Gordura: 2g 
Fibras: 6,4g 

Arroz integral (100g)
Calorias: 370kcal 
Carboidrato: 78g 
Proteína: 8g 
Gordura: 3g 
Fibras: 3,6g 

Flocos de milho (100g)
Calorias: 393,3kcal 
Carboidratos: 86,6g 
Proteínas: 9,3g 
Gorduras: 1,3g 
Fibras: 3,3g 

Quinua (100g)
Calorias: 397,7kcal 
Carboidrato: 73,3g 
Proteína: 12g 
Gordura: 6g 
Fibras: 3,1g

Por Letícia Gonçalves
Fonte: Portal Minha Vida

(www.minhavida.com.br)


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.