Escolhida Madrinha da Amamentação 2021 de Bento Gonçalves

O mês de agosto é voltado para o debate sobre a importância da amamentação para a saúde e desenvolvimento das crianças. Durante o período, a prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da secretaria de Saúde, Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GRAM), do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC) e do gabinete da primeira-dama, realiza atividades da Semana do Aleitamento Materno.

Nesta sexta-feira, 06/08, foi realizada mais uma etapa do evento, com a apresentação da Madrinha da Amamentação 2021, escolhida de forma on-line. A ação ocorreu no Auditório do Complexo Administrativo.

No total, 24 mães encaminharam as imagens, que foram postadas no Facebook da prefeitura de Bento Gonçalves para escolha. Com 823 curtidas, a Madrinha da Amamentação vencedora foi Aline Rosa dos Santos, mãe do Ravi dos Santos Souto, moradora do bairro Ouro Verde. Ela será agraciada com um book contendo cinco fotos do Estúdio Pavan, parceiro deste projeto.


Foto: arquivo pessoal
 

Na oportunidade, a equipe realizou o agradecimento à madrinha 2020 Pâmela Zeppi Guarnieri, que esteve no evento com a pequena Betina.

Durante o encontro foi realizada a entrega das Bonecas Celinas para as Escolas Municipais e Unidades de Saúde. As bonecas foram doadas pelo Lions de Bento Gonçalves Industrial em parceria com o Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GRAM), de Bento Gonçalves.

A boneca Celina é acompanhada de um bebê ligado a um cordão umbilical e placenta, possibilitando a demonstração lúdica do Parto Normal.

A primeira-dama Claúdia Remus ressaltou a importância do aleitamento materno: “Diante de todos os argumentos incontestáveis a favor da amamentação, nós temos que continuar lutando e fortificando as campanhas de incentivo ao aleitamento materno. Todo dia, a saúde pensa e trabalha ações, como as bonecas Celina, que vamos entregar hoje aos professores para trabalho nas escolas. Não é uma ação para agora. É como as integrantes do GRAM falam, estamos plantando tâmaras, e vamos colher os frutos lá na frente”.

Estiveram presentes no evento a secretária de Educação, Adriane Zorzi, representando o Gram Núbia Beche, Erica Fiorin, Juliana Schenatto, do Gabinete da Primeira Dama, Anamaria Passaia e representando o Lions, Mari Cavanus Lazzari e Thaís Cordeiro.

Sobre o aleitamento materno

O aleitamento materno é preconizado pela Organização Mundial de Saúde, pela Unicef e pelo Ministério da Saúde até os dois anos de idade ou mais, e de forma exclusiva, até o sexto mês de idade, como único alimento para a criança.

Em Bento Gonçalves, o Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GRAM), tem como objetivo conscientizar a população sobre os benefícios da amamentação. “É um trabalho realizado diariamente pelas nossas equipes com gestantes e comunidade, e todo ano culmina com as atividades do agosto dourado. Nesta semana debatemos assuntos importantes e que destacam como as ações refletem na saúde da população. Estamos hoje aqui para demonstrar e fazer com que todos divulguem que o aleitamento materno é essencial", destacou a secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio. 

Em 2021, Bento Gonçalves passou a contar com o Banco de Leite Humano Ama Tacchini. O local tem como objetivo oferecer leite materno a todos os bebês internados na UTI Neonatal do hospital que, por algum motivo, não podem receber o alimento das próprias mães. “Único banco de Leite da região, que atende 22 Municípios. A doação de leite é um ato de amor, cada gota vale ouro. O aleitamento materno é a primeira oportunidade que toda mãe tem de oferecer saúde e segurança para seu filho e com o banco de leite humano vamos conseguir auxiliar a mãe e o bebê nessa jornada”, destacou o nutricionista, Fernanda Dalle Laste.