Escritório de advocacia de Bento Gonçalves é alvo de golpes; OAB faz alerta

Estelionatários têm utilizado marcas e identificação profissional de advogados para solicitar dinheiro a clientes

Foto: Reprodução

Há um novo golpe sendo praticado por criminosos em Bento Gonçalves. Estelionatários têm utilizado marcas e identificação profissional de advogados para solicitar dinheiro a clientes, sob a justificativa de que há valores para serem recebidos em processos, os quais somente serão liberados mediante pagamento de diversas despesas, todas inexistentes.

Em Bento Gonçalves, por exemplo, um dos escritórios que está tendo a marca utilizada pelos bandidos para lograr êxito no crime é “Marin Advogados Associados”, com inúmeros clientes contatados como se fosse por um canal de comunicação oficial do escritório, mediante uso de fotografias retiradas da internet.

  • Vinícola Garibaldi
  • Ótica Debianchi

Como os clientes realmente possuem algum processo, confiam no contatante e acabam por depositar os valores requisitados, sem qualquer conhecimento dos advogados responsáveis pelos casos.

  • Vinícola Garibaldi

A Marin Advogados Associados alerta, assim, que caso alguém tenha sido contatado, que se certifique de que as mensagens ou ligações recebidas são realmente dos telefones oficiais do escritório e advogados.

“Do contrário, pedimos que ignore e não atenda, sob nenhuma circunstância, a qualquer solicitação ou orientação fornecida”, diz o comunicado da empresa. A situação traz grande transtorno aos profissionais envolvidos e também aos clientes.

Salienta-se que os dados utilizados não são coletados por canais do escritório, mas por informações obtidas e sites da internet, disponíveis para determinados assinantes.

OAB faz alerta

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) emitiu um alerta a respeito dos golpes. Confira na íntegra:

A OAB/RS está atenta a uma onda de golpes contra clientes de escritórios de advocacia. Os golpistas entram em contato com clientes, por WhatsApp ou ligação, fingindo serem seus advogados, inclusive utilizando dados verdadeiros dos processos.  

A OAB/RS orienta que, caso você receba uma mensagem ou uma ligação de um número desconhecido, alegando ser seu advogado, ainda que a pessoa se identifique com o nome de seu advogado e tenha em mãos o número de seus documentos ou do seu processo, encerre o contato e procure seu advogado diretamente pelo contato que ele lhe forneceu.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também