Esgoto a céu aberto em 4,63% das casas

Em Bento Gonçalves, moradores de pelo menos 1.528 casas convivem com esgoto a céu aberto. Os dados fazem parte da pesquisa sobre o entorno dos domicílios do Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e foram divulgados no final de maio. O número corresponde a 4,63% das residências pesquisadas. Foram avaliados 32.978 imóveis, abrangendo apenas residências localizadas em áreas urbanas com ordenamento regular. Não foram consideradas na análise, as moradias na área rural, em locais invadidos e em loteamentos irregulares ou clandestinos, o que torna esta estatística ainda mais grave. 

O índice verificado em Bento Gonçalves está abaixo das médias nacional e estadual. No Brasil, 11% dos domicílios têm esgoto a céu aberto no entorno da residência. No Rio Grande do Sul, o percentual é menor: 7,85%. Para fins estatísticos, considera-se que há esgoto a céu aberto quando existir vala, córrego ou corpo d’água onde habitualmente ocorra lançamento de esgoto doméstico, ou valeta, por onde escorra, na superfície, o esgoto doméstico a céu aberto.

A pesquisa sobre o entorno dos domicílios levou em conta também dados como identificação da rua, iluminação pública, pavimentação, calçada, rampa para cadeirantes, arborização e existência de meio-fio. Até novembro, há previsão de divulgação de mais dados relativos ao Censo 2010. De acordo com o calendário disponível no site do IBGE, os resultados a serem divulgados incluem religião, características gerais dos indígenas, nupcialidade, fecundidade e migração. 

Entorno dos domicílios

37,21% – não têm identificação do nome da rua;
2,11%- não têm iluminação pública;
5,39% – não têm pavimentação (asfalto ou paralelepípedo);
22,84%- não têm calçada;
8,39% – não têm meio-fio;
8,6% – não têm bueiro/boca de lobo;
2,7% – têm rampa de cadeirante ao longo da rua (não inclui rampa de garagem);
26,69% – não têm arborização
4,63% – têm esgoto a céu aberto
Fonte: IBGE


Reportagem: Carina Furlanetto

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA