Espaço Senac Bento Gonçalves: o maravilhoso mundo dos vinhos e suas combinações

Com a chegada do frio, o organismo gasta mais energia para se manter aquecido. O aumento do apetite começa a aparecer, bem como a “vontade” de comer alimentos mais calóricos e gordurosos. “Está explicado o desejo por comidas quentinhas acompanhadas por uma bela taça de vinho tinto”, diz a sommelier e docente do Senac Bento Gonçalves, Patrícia Cardoso, profissional com certificação avançada em vinhos pela Wset (Nível 3 – Wine & Spirit Education Trust London). Então, as afirmações de que vinho branco e rosé são indicados para o verão e o vinho tinto é mais adequado para o inverno são verdadeiras?  
 
“Convido para desconstruir esse mito”, fala a sommelier. “Os cremes de abóbora, batata, aipim e caldo verde explodem em sabor se harmonizados com vinhos brancos encorpados (com passagem em barrica) e rosés frescos. A acidez e o frescor desses vinhos limpam a gordura das sopas cremosas e estimulam o palato. Se o tinto for sua escolha, opte pelos tintos leves e jovens como o emblemático Merlot (sem barrica). Já o creme de ervilha com bacon é o match perfeito para um vinho Malbec ou Carménère”, indica Patrícia. 
 
A especialista segue dando dicas de harmonização para aproveitar com sabedoria e estilo o inverno que chegou. “Creme de lentilhas e legumes com carne? Vá de Cabernet Blanc sem medo! Creme de cogumelos com alho-poró e creme de cebola? Experimente combinar com um Pinot Noir e desfrute dessa bela experiência”, diz Patrícia. 
 
Ainda sobre as comidinhas de inverno, se você é fã dos pratos fortes como mocotó, dobradinha ou rabada, a dica da sommelier é optar por tintos robustos como Tannat e Petit Verdot. “Um blend encorpado também é uma boa pedida para que ambos (potentes) se complementem. Esses mesmos vinhos também amam churrasco. Os taninos e a gordura das carnes são elementos que combinam perfeitamente. Imagine uma batata assada junto com as carnes, finalizada com creme de gorgonzola e um vinho Malbec? Já o fondue de carne, que é feito com filé mignon, harmoniza melhor com os tintos de médio corpo como Syrah ou Cabernet Sauvignon. O fondue é de queijo? Vá de branco, Sauvignon Blanc e Riesling que valorizam a maioria dos tipos de queijo quando harmonizados. Agora, se o fondue for de chocolate… escolha um vinho do Porto ou vinho Madeira. São a melhor pedida para a sobremesa”, explica Patrícia. 
 
E por último, mas não menos importantes, a sommelier aconselha os vinhos mais adequados para degustar com os pratos mais consumidos no friozinho: massa e pizza. “Rápidos e saborosos, esses pratos dominam as mesas sulistas. Ambos dependem do molho ou recheio. Se falarmos de molhos à base de tomate, um tinto de médio corpo, como o Sangiovese ou o Tempranillo, será ótimo companheiro. No caso de molhos e recheios de queijo, dê chance para um espumante brut. Se os recheios e molhos forem à base de carne, vá para a fórmula dos vinhos robustos, mas se for apimentado, evite um tinto muito tânico”, alerta a especialista. 
 
Recentemente, comemorou-se o Dia da Gastronomia Sustentável e a docente está atenta para não haver desperdícios. “Sobrou vinho tinto depois do jantar? Compre uma bomba de vácuo com tampinhas de silicone. Esse acessório retira o oxigênio da garrafa, evitando que o vinho aberto oxide rapidamente. Geralmente um vinho guardado, após o uso da bombinha, nos dá mais uns três dias de vinho sem grandes alterações de sabor. Se quiser, pode guardar na geladeira”, recomenda. 
 
E, para finalizar, Patrícia destaca: “Se você não quiser seguir nenhuma dessas dicas, também está valendo! O melhor de tudo é experimentar, descobrir o que você mais gosta e aquecer o coração!”. 
 
O curso de Sommelier 
Para quem se interessa pelo mundo dos vinhos, o Senac Bento Gonçalves está com inscrições abertas para o curso de Sommelier, profissional especialista na oferta e escolha da melhor bebida para harmonizar com os alimentos oferecidos nos estabelecimentos. 


 
Na capacitação, o aluno aprenderá como atender clientes em restaurantes, hotéis e bares, aconselhando a melhor bebida para acompanhar o cardápio, além de elaborar a carta de vinhos do local, aconselhar a aquisição, reposição e armazenamento das bebidas. O curso também conta com a degustação e estudo de mais de 120 rótulos, distribuídos entre Velho e Novo Mundo. Também tem parceria com as seguintes vinícolas: Faé, Garibaldi, Família Geisse, Casa Valduga, Miolo, Vinícola De Mari, Família Bebber, Lídio Carraro, Aurora, La Grande Bellezza, Don Giovanni, Foppa & Ambrosi e Salton.
 
A próxima turma inicia no dia 13 de setembro, com aulas às segundas e terças-feiras, das 18h30 às 22h30. Para mais informações, acesse o site www.senacrs.com.br/bentogoncalves ou chame pelo WhatsApp (54) 99161-3507.