Esportivo: artilharia coletiva para jogar em casa

Após ser o único time a vencer fora de casa na primeira rodada da segunda fase da Série A2, o Esportivo volta ao estádio Montanha dos Vinhedos neste sábado, dia 19, às 15h, para jogar contra o Farroupilha de Pelotas. Para bater esse e outros adversários, o alviazul tem como grande trunfo a força do conjunto. Sem um centroavante de referência no grupo, o técnico Luis Carlos Winck distribuiu a responsabilidade das ações ofensivas. Os números comprovam que a tática vem dando certo.

Com os três gols da vitória sobre o Inter (SM) por 3 a 1, na última semana, o alviazul chegou a 27 no campeonato. Mas, ao contrário do que acontece com Glória e Brasil de Farroupilha, que têm nos centroavantes Jajá (10 gols) e Hyantony (11 gols), respectivamente, sua grande força ofensiva, o Esportivo espalha essa missão entre ataque, meio-campo e defesa. Ao todo, 13 jogadores já balançaram as redes pelo time de Bento.

Os artilheiros do clube, Rafael Bittencourt e Mauro, têm apenas quatro gols cada. Bittencourt é responsável também por outro grande trunfo do clube: as bolas paradas. Além dos gols, ele acumula oito passes que resultaram em bolas na rede para o alviazul no campeonato. Já Mauro, que vinha sendo criticado por desperdiçar chances, deu a volta por cima marcando os dois últimos gols na vitória do alviazul em Santa Maria.

Para o técnico Winck, a distribuição quase uniforme dos gols é benéfica para o time. “Quando é assim, não ficamos dependentes da atuação de apenas um jogador, que pode se lesionar ou ficar suspenso. Com todo o time fazendo gols, temos a certeza que, mexendo em uma ou duas peças, o time vai continuar com o mesmo rendimento”, descreve.


Recorde de público

Apesar de liderar a Divisão de Acesso por sete rodadas seguidas, nenhum jogo do alviazul em casa ultrapassou a marca dos mil torcedores. Mas o início vitorioso na segunda fase dá esperanças para o presidente do Esportivo, Luis Ozelame. “Não só queremos, como precisamos bater o recorde de público neste sábado. Tanto os jogadores dentro de campo, quanto o departamento financeiro, fora dele, precisam desse apoio”, comentou.

Para a partida, o alviazul continuará fornecendo ônibus grátis ao torcedor, com saída às 15h da igreja Santo Antônio, no centro. Os ingressos custam R$ 20 nas cadeiras e R$ 10 nas sociais e na geral. Mulheres e estudantes pagam meia entrada. Idosos acima dos 65 anos e crianças até 12 anos de idade não pagam.

Sem ninguém suspenso para o jogo contra o Farroupilha, Winck terá de quebrar a cabeça para montar os 11 iniciais. Isso porque o lateral esquerdo André Todescato e o atacante Luciano Marreta receberam condições legais de jogo após um mês de espera pelos papéis de suas transferências internacionais. Além deles, o atacante Maranhão, última contratação do alviazul para a Série A2, treinou com o grupo durante toda a semana e também estará à disposição.

Os artilheiros

4 gols – Mauro e Rafael Bittencourt
3 gols – Cassiano e Ediglê
2 gols – Paulo Josué, Lucas, Mateus e Dirley
1 gol – Joninhas, Felipe Athirson, Victor, Rodrigo Zeferino e Vitinho


A rodada

Esportivo x Farroupilha
Guarany (Cam) x Inter (SM)
Glória x Santo Ângelo
Riograndense (SM) x São Paulo (RG)
Brasil (Pel) x Brasil (Fa)
Passo Fundo x União Frederiquense


Reportagem: Alexandre Brusa

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA