Esportivo: base deixou de ser sinônimo de despesa

Diante das dificuldades de gerar receita com patrocinadores e renda, o presidente do Esportivo, Luis Oselame, vem reforçando a necessidade de apostar nas categorias de base como fonte de recursos. Ainda falta muito para o alviazul ter uma base completa e sólida e, por consequência, ser reconhecido como clube formador. A gestão de Oselame, no entanto, já mudou um panorama histórico: a base do Esportivo, hoje, deixou de ser sinônimo de despesa.

Após concretizar em novembro a transferência do volante Leonardo Fernandes Reichert, 16 anos, ao Grêmio, marcada por encerrar uma sequência de 21 anos do Esportivo sem venda de atletas, o clube está próximo de formalizar outro negócio. O meia Marcos Vinícius dos Santos de Oliveira (foto), 17, conhecido como “Marcos Sarará”, passou por testes no Flamengo e foi aprovado. As partes já conversaram e, verbalmente, está tudo acertado. De acordo com Oselame, falta apenas oficializar o negócio, que ocorrerá nos mesmos moldes daquele envolvendo Leonardo com o Grêmio. O alviazul ficará com 10% dos direitos econômicos do atleta para o caso de uma futura negociação. Além disso, receberá um valor não divulgado após a assinatura do contrato profissional com o Flamengo. Estima-se que o montante seja de aproximadamente R$ 50 mil. “Eles nos ofereceram um valor total, vamos imaginar X. Eu disse: vou ficar com meio X e outro meio X fica lá em percentual para a primeira negociação futura. Para o Esportivo é um acordo interessante, porque o atleta pode ser negociado daqui a dois ou três anos e o clube faturar com isso”, ressalta Oselame.

As coincidências das vendas de Leonardo e Sarará vão além das minúcias de contrato. Assim como o volante, o meia também foi trazido ao Esportivo por intermédio do empresário Darci Simon, ex-jogador do Grêmio, Santos, Palmeiras, entre outros; e também veio do Mundo Verde Futebol Clube, de Fontoura Xavier, que trabalha em parceria com o Lajeadense.

Natural de Santo Augusto, Sarará chegou a Bento na semana de estreia do alviazul no Campeonato Gaúcho Sub-17, em abril de 2014, e logo chamou a atenção pela velocidade cognitiva e liderança técnica no grupo comandado pelo técnico Cristiano Fronza. Por consequência, apesar da pouca idade, foi promovido à equipe principal no segundo semestre para a disputa das copas Fernandão e Serrana.

Investimento na base

Para que as vendas de Leonardo e Sarará não sejam exceções, o Esportivo projeta investimentos gradativamente maiores nas categorias de base. Neste ano, o clube terá aproximadamente R$ 600 mil disponíveis para a Sub-17, graças a projeto aprovado no Programa de Incentivo ao Esporte no Estado (Pró-Esporte RS), que permite a dedução de ICMS devido para apoio de projetos esportivos. 

Outra meta do clube é retomar as atividades da categoria Júnior (Sub-20), inativa desde 2007. Segundo Oselame, a direção fará um esforço para que isso ocorra neste ano. “A categoria Sub-20 tem um custo muito mais alto que a Sub-17. Em compensação, abre a possibilidade de disputarmos os campeonatos do segundo semestre com laboratório para revelar e confirmar valores. Vamos analisar isso nas próximas reuniões, mas eu diria que é uma possibilidade real”, conta o presidente. A necessidade de reativar a categoria foi reforçada no último final de semana, após seletiva realizada pelo clube em Capão de Canoa, onde pelo menos cinco atletas com idade de Sub-20 despertaram interesse.

Pré-temporada

A maior parte das atividades na primeira semana de pré-temporada do Esportivo foi orientada pelo preparador físico Gustavo Menezes Leão. A partir da próxima semana, o técnico Rodrigo Carpegiani deve começar a lapidar a equipe que projeta para a Divisão de Acesso. Por enquanto, o grupo é recheado de caras novas, alguns com poucas referências e outros que vêm com a promessa de liderar o plantel que buscará o retorno à primeira divisão, com destaque para os atacantes Rafael Xavier, 28 anos, ex-Pietà Hotspurs, de Malta, e Guilherme Weisheimer, 33, revelado pelo Grêmio e que estava no São José; além do zagueiro Maicon Baggio, 32, que disputou o último Gauchão pelo Aimoré. Entre as apostas está o lateral-direito Raul Martins, revelado pelo Atlético-PR e com passagem pelas categorias de base da seleção brasileira. Em 2010, o jogador teve a carreira prejudicada por uma lesão e, aos 21 anos, chega ao Esportivo para recuperar o espaço perdido no mercado nacional.

No momento, o elenco conta com 24 jogadores. Para fechar o grupo, a direção ainda busca um goleiro, um volante, um atacante de área e outro de velocidade. Até a estreia na Divisão de Acesso, agendada para o dia 1º de março, contra o Panambi, na Montanha dos Vinhedos, o alviazul realizará três amistosos, ainda sem data e adversários definidos. 

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

Instagram: @serranossa

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também