Esportivo define primeiros amistosos

O Esportivo já sabe contra quem será seu primeiro compromisso para a temporada 2013. O time comandando pelo técnico Luis Carlos Winck faz no dia 12 de dezembro, fora de casa, um amistoso contra o time sub-18 do Caxias, que se prepara para a Copa São Paulo de Juniores, em janeiro. Além dessa, outras cinco partidas estão sendo arquitetadas antes da estreia do alviazul no Gauchão 2013, contra o Grêmio, dia 20 de janeiro, no Estádio Montanha dos Vinhedos. 

No dia 22 de dezembro, o Esportivo vai a Veranópolis jogar contra o atual campeão do interior. Antes, no dia 19, o alviazul tem data reservada para outro amistoso, mas o adversário está indefinido. A intenção do gerente de futebol do clube, Rubens Filho, é não repetir adversários. “Não queríamos fazer aquele esquema de jogo de ida e volta para não acirrar rivalidades antes do Gauchão, mas temos enfrentado dificuldades para encontrar adversários”, avalia. O principal entrave é a realização da Copa Centenário, que será disputada entre Juventude, Cruzeiro, Santa Cruz e São José (POA), clubes que completam 100 anos de existência em 2013. “Isso restringe nossas opções de escolha”, completa o gerente. 

O último jogo do ano acontece no dia 29 de dezembro. Os dois últimos compromissos antes da estreia no dia 20 estão marcados para os dias 5 e 9 do mesmo mês. “Até a virada do ano, temos que estar bem física e tecnicamente para trabalharmos todos os detalhes táticos para a estreia. O Gauchão é um campeonato de tiro curto e temos que começar já 100% se quisermos chegar longe”, estima o técnico Luis Carlos Winck. 

Diego Campos

Na última quarta-feira, dia 28, o Esportivo anunciou e apresentou oficialmente o atacante Diego Campos. A contratação do jogador de 26 anos já estava sendo especulada pela imprensa há alguns dias, mas a confirmação do acerto só ocorreu depois da liberação do time de origem do atleta, o Corinthians (AL). 

O atacante começou a carreira no Juventude, em 2006. Depois, acumulou passagens por times do Paraná, Minas Gerais, Alagoas e São Paulo. Em 2008, atuou pelo BK Hacken, da Suécia, e em 2010 jogou pelo Sagamihara, do Japão. 

Além dele, junta-se ao grupo o goleiro Lucas Covolan, 22 anos, que já havia sido anunciado na última semana. 

Governança corporativa

Buscando a melhoria em seus processos administrativos e a profissionalização de todos os setores, o Esportivo iniciou nesta semana a implantação de um modelo diferenciado de gestão e governança corporativa. Para tanto, o alviazul terá a orientação e colaboração de um escritório de consultoria especializado na área. Os detalhes da parceria devem ser revelados posteriormente, quando o período de diagnóstico do clube for concluído.

A implantação da governança corporativa no Esportivo tem por objetivo tratar o clube como uma empresa, que busca dar resultados positivos para seus investidores, parceiros e clientes. De acordo com o diretor administrativo do alviazul, Nelson Maragno, um dos principais responsáveis pelo projeto, o método possibilita um formato de trabalho que traz uma ampla possibilidade de conquistas expressivas também fora das quatro linhas, consolidando as políticas, culturas, estratégias, investimentos, objetivos e resultados.

“Com uma governança corporativa adequada, o desenvolvimento econômico do clube se torna sustentável, o que é básico para buscarmos os resultados que a torcida tanto deseja dentro de campo. Além disso, todas as áreas acabam participando decisivamente, pois todos os processos convergem para um mesmo ponto. Sua implantação diminui os erros estratégicos, pois se utiliza de ferramentas que demonstram de forma clara as responsabilidades, orientação por consenso, a igualdade, a efetividade e a eficiência”, comenta Maragno. 

“Este nova empreitada do clube será diferente das demais. A prática é pouco habitual no futebol. Porém, ela é essencial para que o Esportivo cresça e busque patamares mais elevados. Tenho certeza dos resultados que podemos alcançar. Já temos 94 anos de existência e já é hora de trilharmos novos caminhos, trazendo para nossa torcida tudo aquilo que ela merece: títulos e alegrias”, complementou o presidente Luis Oselame.

Reportagem: Alexandre Brusa


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.