Esportivo deve trabalhar com 28 jogadores
Restam nove vagas. O departamento de futebol do Esportivo quer trabalhar com 28 atletas na disputa da Série A do Gauchão em 2013. Até o momento, 19 campeões da Série A2 renovaram o contrato e confirmaram a permanência. Os últimos a serem anunciados foram o jovem volante Anderson Feijão e o experiente zagueiro Ediglê, capitão do alviazul na campanha de retorno à elite do futebol gaúcho.
De acordo com o vice-presidente de futebol, Nelson Maragno, o clube estipulou as posições de lateral direito, meio-campo e atacante como prioridades, mas não tem pressa na confirmação das contratações. “Temos uma base campeã já formada. Há muitos jogadores bons no mercado. Precisamos ver se os atletas que interessam cabem no nosso orçamento. Nesta temporada, por exemplo, os últimos a serem anunciados foram o Ediglê e o Rafael Bittencourt, que foram fundamentais na campanha do acesso”, relembra.
No ataque é onde está a principal carência do clube até o momento. Apenas o jovem Luan está contratado para a função. Rodrigo Zeferino e Cassiano, titulares durante a Série A2, já estão vestindo a camisa de outros clubes. O primeiro disputa a Série D do Brasileirão pelo Cerâmica, de Gravataí. O outro jogará a Copa Hélio Dourado pelo time sub-23 do Internacional, mas tem contrato com o São José (POA) por mais dois anos. Os reservas Mauro e Kanu não agradaram e também não devem ficar.
Dos nove a serem anunciados, pelo menos quatro devem chegar com status de titular. Os outros cinco chegam para compor o grupo. Mas até mesmo pela versatilidade de alguns atletas do elenco, as posições podem variar. “O [Anderson] Feijão foi lateral direito na Série A2, mas trouxemos ele para ser volante e ainda queremos vê-lo na posição. O Ediglê cansou de atuar como volante na temporada. O Lucas e o Paulo Josué jogam tanto no meio quanto no ataque. Mateus já foi zagueiro e foi muito bem. Vamos buscar as peças que melhor se ajustarem no elenco”, descreve o gerente de futebol, Rubens Filho.
A única posição que não deve mais receber reforços é a zaga, que já conta com cinco jogadores para a função. O alviazul planeja iniciar a pré-temporada para o Gauchão 2013 na metade de novembro. Até lá, o grupo de jogadores deve estar completo.
Grupo alviazul para 2013
Goleiros: Fabiano, Adílson e Dudu;
Laterais: Raone, Anderson Feijão e André Todescato;
Zagueiros: Victor, Dirley, Ediglê, Juliano Ortolán e Adriano;
Volantes: Fábio Oliveira, Mateus Santana e Zanchettin;
Meias: Rafael Bittencourt, Lucas Winck, Felipe Athirson e Paulo Josué;
Atacante: Luan.
Valdir Espinosa confirma presença
O técnico Valdir Espinosa, comandante da campanha marcante do Esportivo no Gauchão de 1979, quando o clube ficou com o vice-campeonato, confirmou presença no jantar em comemoração ao aniversário de 93 anos do alviazul. A festa ocorre no dia 1º de setembro, na sede social do Susfa, no bairro São Francisco.
No ano do vice-campeonato, Valdir Espinosa largou a carreira de jogador para virar técnico. Junto com o preparador físico Zeca Rodrigues, ele comandou o grupo formado por Jânio, Noelsen, Edgar, Carlão, José, Raquete, Celso Freitas, Dilvar, Toninho Fronza, Adilson, Sílvio, Sperotto, João Carlos, Lambari, Valdeci, Rubem, Renato Portaluppi, Jarbas, Daio, Eraldo, Sanches, Catarina, Néia e Tovar. Logo depois, o comandante saiu de Bento Gonçalves para se transferir para o Grêmio, onde foi campeão do Mundo, em 1983.
Aos 64 anos, o técnico mora no Rio de Janeiro, onde mantém a Academia de Futebol Espinosa e trabalha como comentarista da Rádio Globo.
A festa
Serão colocados 600 ingressos à venda para o jantar. O primeiro lote, com 100, está sendo vendido por R$ 25 e dá direito a uma camisa promocional do clube. As entradas podem ser adquiridas nas Óticas Debianchi, nos Supermercados Grepar e na Montanha dos Vinhedos
Reportagem: Alexandre Brusa
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA