Esportivo joga com o regulamento debaixo do braço

Neste domingo, dia 10, o Esportivo vai até Vacaria para enfrentar o Glória a partir das 15h. A partida abre o returno da segunda fase da Série A2. Apesar de manter o discurso de trabalhar jogo a jogo, o técnico do alviazul, Luis Carlos Winck, já admite olhar para a tabela e utilizar o desespero dos adversários para encontrar espaços necessários na defesa e marcar mais gols. Além da melhor campanha, o time de Bento Gonçalves tem o melhor ataque e a melhor defesa da competição, com 37 gols feitos e apenas 18 sofridos em 23 partidas.

Com 13 pontos, o alviazul tem cinco jogos, três deles dentro de casa, para conquistar cinco pontos e chegar aos 18, margem de segurança para a classificação. Situação inversa vivem Glória, que trocou de técnico na terça-feira, dia 5, Santo Ângelo e Inter (SM), que precisam vencer pelo menos quatro de seus cinco jogos para ainda terem chance de classificação. “É essa situação na tabela que poderemos aproveitar durante os jogos. Quem precisa vencer, precisa atacar e quase sempre deixa espaços na defesa, sobretudo em campos grandes como o da Montanha dos Vinhedos”, analisa Winck.

Desde o jogo contra o Guarany de Camaquã, Winck tem adotado o esquema 3-5-2. Entretanto, o técnico aposta em variações táticas do time em meio à partida para surpreender os adversários. “Na última vitória, contra o Glória, jogamos com três zagueiros no papel, mas o Ediglê atuou no meio-campo. O adversário não espera isso. Quando vimos a escalação deles, mudamos nossa postura no vestiário, pouco antes de entrar em campo. Por isso é bom ter jogadores que fazem múltiplas funções”, destaca.

Para o jogo contra o Glória, em Vacaria, o Esportivo não terá à disposição o goleiro Fabiano, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Adílson deve ocupar seu lugar no time titular.


Mesmos resultados, mesmos discursos

Vitória após vitória, os discursos se repetem na Montanha dos Vinhedos. Comissão técnica e jogadores pregam humildade para conquistar uma vaga na elite do futebol gaúcho em 2013. No vestiário, logo após a goleada contra o Glória por 3 a 0, no último domingo, dia 3, o técnico Luis Carlos Winck lembrou que, apesar dos bons resultados, o clube ainda está longe do seu objetivo principal. “Nós, atletas e comissão técnica, não podemos nos empolgar. A imprensa, os torcedores, os diretores, têm esse direito, nós não. A competição é muito complicada. Conseguimos distanciar cinco pontos do terceiro colocado e temos que utilizar isso”, avaliou. 

O lateral esquerdo Raone, um dos líderes do grupo, fez a mesma ressalva ao analisar a campanha do alviazul até o momento. “Chegamos até aqui com um grupo motivado, dedicado e com os pés no chão. Assim estamos conseguindo nossos objetivos na competição, degrau a degrau, e é assim que vamos permanecer”, completou.


A rodada

GlóriaxEsportivo
Farroupilhax Guarany (Cam)
Santo Ângelox Inter (SM)
São Paulox U. Frederiquense
Brasil (Fa) x Passo Fundo
Riograndense x Brasil (Pel) 


Reportagem: Alexandre Brusa

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA