Esportivo marca no fim e estreia com vitória

O diligente ataque do Esportivo, com quatro jogadores que ora trajam-se de meias, ora de atacantes, dessa vez vingou. No estádio Antônio David Farina, em Veranópolis, o alviazul desconsiderou a fase áurea que vive o adversário e estreou no Gauchão com vitória sobre o Pelotas por 3 a 2.

Foram dois tempos distintos. No primeiro, o Esportivo ditou o ritmo do jogo, e transformou a superioridade em gols. O quarteto ofensivo – Cássio, Igor, Clayton e Ulisses – não só manteve a bola na maior parte do tempo no campo de defesa do Pelotas, como também foi eficiente nas chances criadas. Ou, ao menos, na maior parte delas. Primeiro, com Igor, aos 41 minutos. Após boa jogada pela direita, Clayton lançou Afonso, que arriscou. O goleiro Paulo Sérgio fez a defesa, mas no rebote, Igor, de cabeça, complementou: 1 a 0. Dois minutos depois, Igor apareceu novamente. Dessa vez, para dar assistência a Ulisses, que aproveitou cruzamento e desviou do goleiro Paulo Sérgio: 2 a 0. Com dois gols em dois minutos, o Pelotas ficou atordoado e, por pouco, não foi nocauteado ainda na primeira etapa. Já nos acréscimos, Ulisses bateu cruzado e Carlos Alexandre interceptou com o braço, dentro da área. Pênalti. Vinícius cobrou no canto esquerdo do goleiro Paulo Sérgio, que se esticou e conseguiu evitar o terceiro gol.  

No segundo tempo, o alviazul naturalmente foi menos impetuoso, e o Pelotas, por consequência, passou a rondar mais a meta defendida pelo goleiro Damião. Com um minuto e 15 segundos de bola rolando, a mudança de postura começou a surtir efeito. Felipe Garcia fez jogada individual, passou pela marcação e fuzilou de perna direita, sem chances para o goleiro Damião: 2 a 1. Lesionados, Ladeira e Reginaldo deixaram o campo mais cedo e o Esportivo ficou sem a dupla de zaga titular. O Pelotas pressionou ainda mais a fragilizada defesa alviazul e, aos 28, chegou ao empate. Jefferson dominou, olhou, e bateu colocado, em outra bola sem defesa para Damião: 2 a 2.

Nos 15 minutos finais, o jogo ficou mais aberto, com as duas equipes arriscando-se com menos cautela ao ataque. Aos 40, Jefferson ficou cara a cara com Damião, que salvou o Esportivo da virada. Aos 46, veio a resposta, com nova jogada envolvente dos meias disfarçados de atacantes. Clayton passou como um raio pelos defensores e só foi parado na área. Pênalti e cartão vermelho para o zagueiro Santiago. Dessa vez, Igor foi para a cobrança, converteu e, no apagar das luzes, restabeleceu a vantagem, dessa vez de forma definitiva: 3 a 2.

Agora, o alviazul se prepara para o duelo contra o Passo Fundo, na próxima quinta-feira, dia 23, no estádio Vermelhão da Serra. Será o primeiro encontro entre o time de Bento com seu ex-técnico, Luis Carlos Winck, antecessor de Ávila e responsável por reconduzir o alviazul à primeira divisão em 2012.  

Gauchão 2014 – 1ª rodada

Sábado, dia 18

Inter 2×0 São Luiz

Esportivo 3×2 Pelotas

Domingo, dia 19

São José x Grêmio – 17h (RBS TV e PPV)

Brasil-Pel x Cruzeiro – 18h

Lajeadense x Passo Fundo – 18h

Aimoré x Novo Hamburgo – 19h (TVCOM)

Veranópolis x Caxias – 19h

Juventude x São Paulo – 19h30 (PPV)

 

Reportagem: João Paulo Mileski

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.