Esportivo: time começa a ganhar forma

O elenco ainda está em formação, mas a espinha dorsal do Esportivo que disputará o Gauchão, ao menos, já vai ganhando forma. Com três semanas de treinos, técnico Emerson Ávila começa a pincelar a equipe no esquema 4-4-2, com traços bem diferentes daqueles que o torcedor estava acostumado a ver na esquadra comandada por Luis Carlos Winck.

A primeira dessemelhança está na movimentação do sistema ofensivo. Winck atuava, majoritariamente, com dois atacantes de velocidade, o que tornava o alviazul forte nos contra-ataques. Quando o adversário tomava a iniciativa, o Esportivo contragolpeava. Assim, no Gauchão deste ano, o time acabou sendo bastante efetivo fora de casa. Dentro de seus domínios, teve dificuldades, já que os adversários normalmente o esperavam e, por consequência, anulavam o ponto forte do alviazul.

Com Ávila, o time dá indícios de que será mais regular. As primeiras três semanas de pré-temporada denotam um sistema ofensivo, à primeira vista, menos pragmático, a começar pela dupla de ataque. Na vitória por 4 a 0 sobre o Corinthians de Mato Perso, no primeiro jogo-treino da temporada, Ávila começou com Renan (foto) e Brandão no ataque. O primeiro é de movimentação e velocidade, pende mais para o lado direito. Outro que pode fazer a mesma função é Tuíta, autor de dois gols no jogo-treino. Brandão, por sua vez, atua do centro para a esquerda do campo e tem características de centroavante de área, com força e precisão, sobretudo nas bolas aéreas.

A dupla de meias que vem se sobressaindo, até o momento, é formada por Cássio e Cacá. O segundo joga mais adiantado, quase como um terceiro atacante. Tem boa visão de jogo e é aposta inicial para armação e distribuição das jogadas.

Outro que vem se destacando no setor de meio campo é o volante Agenor, principalmente pela precisão nos desarmes e qualidade na saída de jogo, lembrando Fábio Oliveira, titular incontestável do alviazul nas últimas duas temporadas e atualmente no Cerâmica.

Quem também foi titular absoluto em 2012 e 2013 e parece já ter um substituto é o zagueiro Ediglê. Destaque do Mogi Mirim na campanha que levou o clube ao quarto lugar no Campeonato Paulista deste ano, Wesley Ladeira vem revelando-se um zagueiro bastante seguro e provando personalidade e competência para ser o “xerifão” da zaga. É o principal candidato, no momento, a capitão do time em 2014. A equipe escalada para os primeiros treinos táticos e para o teste em Mato Perso teve Damião; Afonso, Ladeira, Reginaldo e Murilo Ceará; Agenor, Vinícius, Cássio e Cacá; Ramon e Brandão.

Esse é um panorama das primeiras três semanas de trabalho, que naturalmente deve sofrer alterações nas próximas quatro semanas de pré-temporada, até a estreia no Gauchão, diante do Pelotas, no dia 19 de janeiro, em local ainda não definido. Alguns jogadores já acertados, principalmente aqueles que vêm por intermédio de parcerias, ainda não se apresentaram. Além disso, a direção segue a busca por peças pontuais para complementar o plantel. A mais recente novidade é o atacante Fernando Karanga, que chegou ao clube na última quarta-feira, dia 18. Ele estava no Boa Esporte, onde disputou a Série B do Brasileiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Mineiro.

Amistosos

O alviazul voltará a jogar na próxima segunda-feira, dia 23, contra adversário ainda não oficializado. A partida deverá acontecer no Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos, com horário também ainda não confirmado. Até a estreia no Gauchão, os comandados de Ávila também deverão enfrentar amistosamente o time principal do Grêmio e a equipe B do Internacional.

Categorias de base

O Esportivo realizará avaliação técnica para formação da equipe Juvenil (Sub-17), nos dias 13 a 17 de janeiro, no campo Municipal. Interessados em participar da peneira deverão pagar uma taxa de R$ 20.

O clube ainda não anunciou oficialmente quais categorias de base terá em 2014. Além da Juvenil, outra que deve disputar o Estadual é a Infantil (Sub-15). Também há a possibilidade de formação de uma equipe Júnior (Sub-20), porém, a concretização do projeto ainda passa pela definição de alguns parceiros. 

 

Reportagem: João Paulo Mileski

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.