‘Essa negrada’, diz vereador do RS sobre pessoas que receberam recursos na pandemia

'Essa negrada', diz vereador do RS sobre pessoas que receberam recursos na pandemia.
“Essa negrada nos estados deitaram e rolaram”, disse o vereador Francisco Vilela (PL), de Canguçu. Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Um vereador de Canguçu, no Sul do Rio Grande do Sul, proferiu uma declaração racista durante a sessão realizada na segunda-feira, 22/04. Francisco Romeu da Silva Vilela (PL), conhecido como Xico Vilela, utilizou a expressão “essa negrada” para se referir às pessoas que receberam recursos oriundos do governo federal durante o período da pandemia de Covid-19.

“Bah, não veio pagamento ‘pinga-pinga’. Com aquele dinheiro da Covid, essa negrada nos estados deitaram e rolaram. Palmas pro Bolsonaro, palmas pra quem mandou o dinheiro”, disse Vilela.

O incidente ocorreu durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Canguçu, na qual Francisco Vilela estava presidindo os trabalhos. Enquanto discutia o aumento da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) proposto pelo governador Eduardo Leite, o parlamentar fez comentários sobre o envio de verbas federais para os estados.

Reincidente

Este não é o primeiro episódio em que o vereador Francisco Vilela é acusado de proferir falas preconceituosas. Em junho de 2023, ele chamou uma servidora de “neguinha, puta”. Após a sessão, a trabalhadora registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil, que investigou o caso e indiciou o vereador por injúria racial. O Ministério Público analisou o indiciamento e entendeu que, além da injúria racial, Vilela deveria responder por prática, induzimento e incitação de discriminação e preconceito de cor.

A Câmara de Vereadores de Canguçu abriu processo de cassação por suposta quebra de decoro parlamentar. Após votação, o pedido foi rejeitado.