Esse ataque ao Brasil tem apoio de alguns políticos brasileiros, que são verdadeiros traidores da pátria, disse Lula
Pelas plataformas digitais, Lula publicou vídeo dizendo que a defesa da soberania nacional depende de controle sobre as plataformas digitais

Em tom de advertência — e, ironicamente, pelas mesmas redes sociais que critica — o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou neste domingo (20) um vídeo intitulado “No Brasil, ninguém está acima da lei”.
O vídeo é mais um capítulo na resposta às tensões recentes entre Brasil e Estados Unidos, que envolvem desde a sobretaxa de 50% anunciada por Donald Trump sobre produtos brasileiros, com vigência a partir de 1º de agosto, até a revogação dos vistos do ministro Alexandre de Moraes, seus familiares e aliados, divulgada na noite de sexta-feira (18) pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio.
No sábado (19), Lula já havia reagido ao anúncio de Marco Rubio, classificando a medida como “arbitrária” e “sem fundamento”, e prestando solidariedade aos ministros do Supremo. Neste domingo, o presidente subiu o tom e apontou o dedo para dentro do próprio país. Lula não menciona nomes, mas é óbvio que se refere à família Bolsonaro e seus aliados.
O petista afirmou que o ataque ao Brasil tem o apoio de alguns políticos brasileiros, a quem chamou de “verdadeiros traidores da pátria”, acusando-os de apostar no “quanto pior, melhor” e de não se importarem com os danos causados ao povo e à economia do país. Lula também declarou que a defesa da soberania nacional passa pela regulação das plataformas digitais, que, segundo ele, têm sido usadas para propagar golpes, fraudes, racismo e violência política.
Ao final do vídeo, Lula relaciona o ambiente digital à disseminação de ódio, bullying, desinformação sobre vacinas e até ao retorno de doenças erradicadas — em mais um aceno para a regulamentação das big techs no Brasil.
Pronunciamento Oficial
No Brasil, ninguém está acima da lei
Minha indignação é ainda maior por saber que esse ataque ao Brasil tem apoio de alguns políticos brasileiros. São verdadeiros traidores da pátria. Apostam no quanto pior, melhor. Não se importam com a economia do país e os danos causados ao nosso povo.
Minhas amigas e meus amigos, a defesa da nossa soberania também se aplica à atuação das plataformas digitais estrangeiras no Brasil. Para operar no nosso país, todas as empresas nacionais e estrangeiras são obrigadas a cumprir as regras.
No Brasil, ninguém, ninguém está acima da lei.
É preciso proteger as famílias brasileiras de indivíduos e organizações que se utilizam das redes digitais para promover o golpe e fraudes, cometer crime de racismo, incentivar a violência contra as mulheres e atacar a democracia — além de alimentar o ódio, a violência e o bullying entre crianças e adolescentes, em alguns casos levando à morte, e desacreditar as vacinas, trazendo de volta doenças há muito tempo erradicadas.
Lula – 20 de julho de 2025