Estado aceita recurso e Serra segue com bandeira laranja

O mapa definitivo da 19ª rodada do Distanciamento Controlado traz cinco regiões em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto). As outras 16 regiões Covid estão em bandeira laranja (risco epidemiológico médio). O Gabinete de Crise analisou os oito recursos enviados por associações de municípios e regiões e deferiu o pedido de duas delas.

As regiões Covid de Caxias do Sul e Guaíba foram as duas cujos pedidos de reconsideração foram deferidos. Sendo assim, ambas permanecem na bandeira laranja. As regiões de Erechim, Passo Fundo e Santa Maria seguem na bandeira vermelha, e juntam-se a Porto Alegre e Palmeira das Missões, que não recorreram. Das regiões em vermelho, somente Santa Maria não adota o sistema de cogestão, assumindo protocolos próprios.

 


Imagem: Reprodução

 

 

Recursos deferidos

– Região de Guaíba: a região ainda conta com baixa taxa de ocupação de leitos de UTI Covid (55%) e UTI clínico (21%). Considerando os casos de Covid-19 com poucas oscilações, é possível conceder manter a bandeira laranja na região.

– Região de Caxias do Sul (em cogestão): o indicador de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos sete dias na região obteve bandeira amarela devido à redução de 8% nos registros no comparativo entre as semanas (127 na atual, ante a 117 na semana anterior). O número de internados em leitos clínicos Covid também caiu de 97 para 82 nos últimos sete dias. Esses indicadores foram levados em consideração pelo Gabinete de Crise, que optou por manter a região em bandeira laranja.

Resumo do mapa definitivo da 19ª rodada:

Bandeira vermelha

– Santa Maria
– Porto Alegre
– Palmeira das Missões
– Erechim
– Passo Fundo

Bandeira laranja

– Capão da Canoa
– Novo Hamburgo
– Canoas
– Santo Ângelo
– Cruz Alta
– Uruguaiana
– Taquara
– Guaíba
– Ijuí
– Santa Rosa
– Pelotas
– Bagé
– Caxias do Sul
– Cachoeira do Sul
– Santa Cruz do Sul
– Lajeado