Estado aprova Modelo de Cogestão da Serra Gaúcha

O Modelo de Cogestão, elaborado pelas Associações de Municípios que fazem parte da Macrorregião da Serra, enviado ao Estado na última semana, foi aprovado pelo Governo do Estado. A medida permite que os municípios da Serra adotem protocolos mais brandos quando a região estiver classificada em bandeira vermelha (risco alto) no modelo do Distanciamento Controlado.

Dos 49 municípios que fazem parte da região, 41 aderiram ao plano. O modelo prevê regras menos rigorosas que a bandeira vermelha, mas mais restritivas que a bandeira laranja – uma espécie de protocolo intermediário.

O Estado decretou a possibilidade de gestão compartilhada para as regiões Covid e seus respectivos municípios no dia 11 de agosto. Até o momento, 12 regiões tiveram seus pedidos de cogestão habilitados: Caxias do Sul, Canoas, Taquara, Novo Hamburgo, Pelotas, Passo Fundo, Palmeira das Missões, Porto Alegre, Capão da Canoa, Lajeado, Santa Cruz do Sul e Santo Ângelo.

Confira: https://planejamento.rs.gov.br/cogestao-regional.

Agora, os municípios da Macro Serra deverão publicar em seu site oficial, a partir desta segunda-feira, 31/08, o Decreto Municipal que regulamenta esse novo modelo intermediário.

 

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também