Estado confirma segundo surto em casa de repouso em Bento
No boletim epidemiológico semanal desta quarta-feira, 29/07, o governo do estado confirmou mais um surto de Coronavírus em uma Instituição de longa permanência (ILP) em Bento Gonçalves. O primeiro foi confirmado na semana passada e teve início no dia 20/06. Nesse, foram contabilizados 20 casos da COVID-19 e 7 mortes.
O segundo surto, de acordo com o estado, teve início nessa segunda-feira, 27/07. Até o momento, a casa de repouso em questão já registrou 8 casos e um óbito.
Na região da Serra Gaúcha, o município de Caxias do Sul também está com um surto ativo em uma ILP, contando com 4 casos confirmados e um óbito.
Em empresas da região, o estado confirmou múltiplos casos em sete estabelecimentos diferentes em Caxias do Sul; dois em Nova Prata; dois em Guaporé; um em Farroupilha; um em Flores da Cunha; dois em Feliz, dois em São Marcos e um em Alto Feliz. Em frigoríficos e lacticínios, há dois surtos ativos em Caxias; um em Garibaldi e um em Serafina Corrêa.
De acordo com a secretaria de saúde de Garibaldi, o município já registrou dois surtos do novo Coronavírus desde o início da pandemia, o primeiro em um frigorífico e, o segundo, em uma empresa alimentícia. Um deles teria encerrado no dia 24/07 (ou seja, se passaram 15 dias sem novas confirmações). “A outra empresa possui mais de mil funcionários, sendo assim, será mais complexo de encerrar o surto. O último paciente confirmado para COVID-19 neste local foi em 24/07 e há 17 pessoas afastadas por sintomas respiratório neste momento, o que demonstra que a situação está sob controle”, informou a secretaria.
No boletim do estado, o surto ativo em Garibaldi indica mais de 400 casos confirmados e um óbito.
Imagem: Reprodução/Boletim epidemiológico do RS