Estado recebe 59 pedidos de reconsideração das bandeiras da 11ª rodada do Distanciamento Controlado

Nas últimas 36 horas, o governo do Estado recebeu 59 pedidos de reconsideração da classificação preliminar da 11ª rodada do Distanciamento Controlado. Municípios e associações regionais tinham até as 6h deste domingo (19/07) para formalizar os recursos.

A partir de agora, os dados e justificativas apresentados serão analisados para que, na segunda-feira (20/07), o Gabinete de Crise tome a decisão e divulgue o mapa definitivo vigente a partir de terça (21/07). Todas as reconsiderações encaminhadas são de municípios em área de bandeira vermelha.

Nesta rodada, o Estado atingiu o maior número de bandeiras vermelhas desde o início do Distanciamento Controlado, em 10 de maio. Conforme o mapa divulgado na sexta-feira (17/07), 18 regiões foram classificadas com risco epidemiológico alto da Covid-19. As duas restantes – Bagé e Pelotas – ficaram com bandeira laranja (risco médio).

Na semana passada, foram 63 pedidos de reconsideração após a divulgação do mapa preliminar do Distanciamento Controlado. Em 5 de julho, 37 pedidos. No dia 28 de junho, o total chegou a 67 e, em 21 de junho, primeira vez que o Estado abriu a instância recursiva, foram 30 solicitações.


 

AMESNE ENCAMINHA RECURSO PARA A REGIÃO DA SERRA

Após a divulgação preliminar que deixou a Serra em bandeira vermelha, a Associação dos Municípios da Encosta Superior Nordeste (Amesne), que representa a região, divulgou nota assinada pelo presidente da associação, José Carlos Breda, e pelo Observatório Regional da Saúde, em que havia confirmado que entraria com recurso. Confira a nota:

 

"O Comitê Estratégico do OBSAÚDE acompanha diariamente a situação dos indicadores que submetem as regiões do Rio Grande do Sul aos índices determinantes da “cor da bandeira”, demonstrando o comportamento da pandemia e a capacidade de atendimento hospitalar.

Após reunião do Comitê Estratégico, a Amesne esclarece o seguinte:

1 – Considerando o atual Modelo de Distanciamento Controlado e seus critérios das cores de bandeiras, não é surpresa a Serra ser classificada novamente como Bandeira Vermelha.

2 – A região, através da AMESNE e demais entidades, ingressará novamente com pedido de recurso já que, em nossa avaliação, pelo grande esforço que vem empreendendo no aumento da capacidade de atendimento, seja em leitos clínicos ou em leitos de UTI, a Serra possui todas as condições de permanecer em Bandeira Laranja.

3 – Nos recursos anteriores, a exemplo do que faremos neste, demonstramos tecnicamente e sugerimos aperfeiçoamentos no Modelo de Distanciamento Controlado, o qual, no nascedouro mostrou-se uma ferramenta eficaz de controle, atualmente não demonstra a mesma eficácia, distanciando-se da efetiva e real situação fática da região.

4 – Ratificamos, juntamente com todos os integrantes do Observatório Regional da Saúde, o firme propósito e disposição para, unidos, combatermos a pandemia e mantermos a economia funcionando com segurança.

5 – Reiteramos a cooperação de todos nos cuidados preconizados nos protocolos, possibilitando a superação desta desafiadora pandemia.