Estagiários devem receber até quarta-feira

Os estagiários que atuam na prefeitura de Bento Gonçalves devem receber até quarta-feira. O prazo foi estipulado pela secretária municipal de Administração, Eliana Passarin, que recebeu um grupo de estagiários das escolas infantis Espaço dos Sonhos e Primeiros Passos na tarde da última segunda-feira, dia 12. Segundo a secretária, que pediu compreensão do grupo, esta seria a primeira vez que a prefeitura atrasa a remuneração da categoria.

O pagamento ao Centro de Treinamento Profissional da Serra (Cetes) – responsável pela contratação dos estagiários – programado para a segunda-feira não foi efetivado por entraves burocráticos. “Estamos fazendo todos os esforços para que o pagamento aconteça nesta terça ou, mais tardar, na quarta”, prometeu. Os recursos financeiros já estão disponíveis e, de acordo com a secretária, são fruto de intensa economia e cumprimento de prioridades estipuladas por decreto. “Estamos fazendo todos os esforços e trabalhando diuturnamente para resolver esta situação que se apresenta nas finanças do município”, declarou Eliana, que atua em conjunto com a força-tarefa instaurada na secretaria municipal de Finanças.

Tercerizados ainda não receberam

Na última quarta-feira, dia 7, foi efetuado o pagamento dos servidores públicos municipais, que aguardavam os salários desde o dia 31 de outubro. Além dos servidores e estagiários, para assegurar os serviços básicos em funcionamento a prefeitura ainda matém contrato com a Fundação Araucária, principalmente nas áreas de saúde e educação. Os trabalhadores terceirizados também estão com os pagamentos atrasados.

A prefeitura informou que na tarde desta segunda-feira a secretária de Administração e a procuradora-geral do município, que responde interinamente pela secretaria de Finanças, Simone Azevedo Dias, participaram de uma reunião na secretaria de Saúde com o sindicato e coordenadores da área da saúde para resolver a situação. Entretanto nenhuma informação oficial foi repassada sobre a solução do impasse. No final tarde desta terça-feira, dia 13, os médicos terceirizados realizam assembleia para decidir sobre uma possível greve.

Saiba mais

O atraso nos pagamentos é uma das consequências da crise sem precedentes instalada na prefeitura depois que vieram à tona suspeitas de desvios de dinheiro público. Várias investigações paralelas estão sendo realizadas por órgãos como Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado, além de uma auditoria interna e de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara de Vereadores para apurar o que realmente aconteceu. Ainda não se sabe de quanto foi o prejuízo, tampouco quem foram os responsáveis.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.