“Estamos numa crescente de melhoria”, afirma superintendente da Corsan
O novo Superintendente Regional Nordeste, Lutero Cassol, nomeado no dia 12/01 e já se reuniu com os coordenadores para definir as prioridades de trabalho em Bento Gonçalves
Na última sexta-feira, 03/02, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) realizou uma coletiva de imprensa com o novo Superintendente Regional Nordeste, Lutero Cassol, nomeado no dia 12 de janeiro, para tratar sobre assuntos de estiagem e abastecimento de água em Bento Gonçalves.
Cassol afirma que é preciso lembrar que o Rio Grande do Sul enfrenta uma crise hídrica, portanto, não é um caso exclusivo de Bento Gonçalves. “Estamos com alguns pontos da cidade com esse problema pontual de falta de água, estava pior há uns quinze dias atrás. Estamos numa crescente de melhoria”, garante.
Depois que assumiu a superintendência, Cassol afirma que se reuniu com todos os coordenadores de Bento Gonçalves para elencar as prioridades imediatas da cidade. “Para que essa questão de falta de água pontual passe a sofrer uma inversão na curva, ou seja, diminuir a falta d’água”, afirma.
Desde que assumiu o novo cargo, Cassol afirma que já foi realizada uma força tarefa no município, para resolver o problema da perda de abastecimento, que segundo ele, pode ser melhorada. “Vamos seguir (com a força tarefa) até a necessidade”, frisa.
De acordo com Cassol, durante a noite, equipes da Corsan realizam uma pesquisa de vazamento, para que no dia seguinte, de forma imediata, sejam realizados os concertos. Além disso, o superintendente afirma que foram realizadas adequações no Buratti.
Dentre todas as regiões da cidade, a que mais está sofrendo com falta de água em determinados horários do dia é a região norte, principalmente o bairro São Roque, segundo Cassol. “É o que mais sente. Temos 23 mil economias atendidas por aquele sistema da reservarão do São Roque e isso já está melhorando”, afirma.
Para que o problema seja resolvido ou amenizado, Cassol afirma que o recalque do São Roque teve as últimas melhorias feitas há dez anos, mas que agora há um novo processo em andamento para instalar novas bombas e uma nova adutora. “Ou seja, nós vamos fazer um reforço para encher o reservatório do acesso Norte, no bairro São Roque, com mais celeridade”, salienta.
Segundo Cassol, a falta de água ocorre principalmente nos horários de pico de consumo de água, horários em que a maioria da população está em casa. “É sempre quando o usuário vai ao meio-dia para casa almoçar, lavar louça, à noite quando volta para descansar e tomar banho. São nesses momentos que nós temos que ter celeridade no enchimento do reservatório”, afirma.
Por fim, o superintendente pede desculpas pela situação e ressalta que não é durante todo o dia que a falta de água ocorre. “Primeiro gostaria pedir desculpas por essa situação que é pontual, não são todos os dias que falta água, não é 24 horas, nós temos água, no momento de pico ela enfraquece e falta água em alguns pontos. Também quero enfatizar que todos aqueles usuários que tem um reservatório mínimo, de 300, de 500 litros, eles não percebem que falta água, porque essa litragem consegue suprir aquele momento de falta de água”, afirma.
Contato
Usuários que tem o cadastro atualizado, de acordo com Cassol, recebem um SMS informando sobre a falta de água, o motivo e a previsão do retorno.
“Não é fácil abastecer uma cidade como Bento Gonçalves. Os usuários também têm que ter um comprometimento. Qual? Atualizar o cadastro, baixar o aplicativo. Não custa baixar o aplicativo da Corsan, se faltar água, para fazer reclamações é só entrar no aplicativo”, finaliza.