• Vinícola Garibaldi

Estelionatários são presos em Caxias do Sul; eles aplicavam o golpe do falso depósito

  • Vinícola Garibaldi

A prisão foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal, na BR-116

Foto: PRF

Na tarde de terça-feira, 24/10, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu dois homens e recuperou um automóvel Civic que havia sido entregue pelo proprietário a um golpista após o criminoso depositar um cheque sem fundos para enganar a vítima.

Um dos indivíduos foi a Foz do Iguaçu, no Paraná, para aplicar o golpe e adquirir o veículo. Em seguida, viajou com sua esposa e sua filha de 9 anos até Caxias do Sul, onde pretendia fazer a transferência do veículo para seu nome. Chegando à Serra Gaúcha, se encontrou com outro estelionatário que iria ajudá-lo a fazer a transferência.

O veículo foi abordado na BR-116, em Galópolis, em frente ao CRVA em que os criminosos tentavam realizar a transferência. Durante a abordagem, os policiais logo desconfiaram que poderia se tratar de um golpe e entraram em contato com o proprietário, no Paraná, que confirmou que havia assinado os documentos para a venda do veículo mediante apresentação de comprovante de depósito. No entanto, na terça, ao conferir seu saldo bancário, percebeu que havia sido enganado e registrou a ocorrência em Foz do Iguaçu.

O homem que veio com o carro até Caxias do Sul afirmou que viajou com a família para tentar despistar a polícia em caso de fiscalização. Ele é natural de São Paulo, tem 28 anos e já tinha antecedentes por estelionato. O outro indivíduo, que também tinha antecedentes por estelionato e receptação, é natural de Caxias do Sul e tem 30 anos, além disso, estava com tornozeleira eletrônica enrolada em papel alumínio para bloquear o sinal.

O veículo, avaliado em R$ 40 mil, será restituído ao proprietário após as formalidades legais. Os criminosos foram encaminhados à Polícia Judiciária local para o registro da ocorrência e, posteriormente, encaminhados ao sistema prisional, onde responderão por estelionato.