Estoque baixo: banco de leite AMA Tacchini acende sinal de alerta
Atualmente, apenas pouco mais de 13,2 litros estão disponíveis para utilização

Localizado no segundo andar do Hospital Tacchini, o Banco de Leite Humano AMA Tacchini entrou em estado de alerta nos últimos dias devido à diminuição dos estoques de leite materno. Atualmente, apenas pouco mais de 13,2 litros estão disponíveis para utilização, o que é capaz de alimentar os bebês da UTI Neonatal do hospital pelos próximos 12 dias.
A redução dos estoques ocorre devido a uma combinação de fatores, incluindo a queda no número de doadoras e o aumento da quantidade de leite necessária para atender integralmente todos os bebês da UTI Neonatal.
“Desde que abrimos as portas do Banco de Leite AMA Tacchini, há mais de dois anos, registramos apenas dois casos de enterocolite necrosante, que é a principal doença ligada à dificuldade de alimentação dos bebês. Esse dado já mostra o quanto cada gota de leite materno contribui para o crescimento e desenvolvimento saudável dos recém nascidos”, descreve a coordenadora do Banco de Leite, Danusia Capoani.
Quem pode doar
Toda mulher em período de amamentação é uma potencial doadora de leite. Para contribuir ou para buscar mais informações a respeito do Banco de Leite Humano Ama Tacchini, basta entrar em contato pelo telefone (54) 3055 0303, pelo e-mail bancodeleite@tacchini.com.br ou pelo WhatsApp (54) 9 9237-1842. O espaço funciona todos os dias, das 8h às 18h.
Para doar, as mães sequer precisam sair de casa. Além da parceria com o Corpo de Bombeiros, que realiza a coleta domiciliar em Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, o Hospital Tacchini busca doações de mães de outros municípios da Serra Gaúcha com recursos próprios.
III Simpósio de Aleitamento Materno
Uma das iniciativas que buscam trazer luz ao assunto foi a realização do III Simpósio de Aleitamento Materno do Tacchini, que ocorreu na tarde da última sexta-feira, 4 de agosto.
O evento reuniu mais de 50 estudantes da área de saúde que aspiram atuar no cuidado materno-infantil, bem como profissionais que já desempenham um papel ativo nessa área.
A programação do simpósio, que fez parte da programação do Agosto Dourado, teve início às 13h30 e contou com três palestras, abordando diferentes aspectos do aleitamento materno.
Durante o evento, foram realizadas duas palestras e uma mesa redonda com profissionais, que compartilharam experiências e conhecimentos capazes de multiplicar a cultura de doação de leite na região.