Estrangeiros visitam vinícolas da Serra Gaúcha

Contrariando o dito popular de que o Brasil para no Carnaval e só se pensa em diversão, o Wines of Brasil, projeto do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), está pegando carona na festa para fazer negócios. Dois compradores das maiores redes varejistas de vinhos do Reino Unido além de dois jornalistas da França e um da Alemanha circularam pela Serra Gaúcha na semana passada antes de seguirem para os desfiles de Carnaval em São Paulo e no Rio de Janeiro. “Aproveitamos o Carnaval como uma plataforma de relacionamento. Como é a primeira vez que eles vêm ao país, oferecemos uma experiência de Brasil, mostrando que nossos vinhos são tão bons quanto nossas principais atrações conhecidas mundialmente”, observa a diretora de Promoção do Ibravin, Andreia Gentilini Milan.

Por representarem empresas diferentes, os compradores Nick Room, da Waitrose Limited, e Lyndsey Spellman, da Cambridge Merchants Ltd, cumprem agendas individuais. Entre os dias 4 e 7 de fevereiro, cada um visitou nove vinícolas da Serra Gaúcha abrangendo cinco diferentes cidades, tendo participado de seis painéis de degustação com a presença de empresas da Campanha Gaúcha. Os jornalistas Denis Saverot e Corinne Lefort, escrevem para a revista francesa La Revue du Vin de France e fazem o programa de rádio In Vino. Jens Priewe, por sua vez, é colaborador dos jornais alemães Feinschmecker e Frankfurter Allgemeine Zeitung. A agenda também incluiu visita e degustação de vinhos de 14 diferentes empresas.

No final de semana, os visitantes foram participar dos festejos de Carnaval. Os compradores britânicos e o jornalista alemão assistiram aos desfiles das escolas cariocas com todas as mordomias no camarote da Apex-Brasil. Garrafas de espumante baby, presenteadas pela Vinícola Aurora, embalados com uma tag e um cartão postal deram as boas vindas ainda no quarto do hotel. O mimo é apenas um aquecimento para o camarote, que teve espumantes à vontade servidos aos convidados. Já os jornalistas franceses assistiram ao espetáculo em São Paulo, no camarote Vinhos do Brasil, que este ano patrocinou a escola de samba Vai-Vai.

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