Estudante de Bento Gonçalves leva mensagem sobre empatia neste Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é celebrado nesta sexta-feira, 20/11, em todo o Brasil. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do país. Em Bento Gonçalves, o Movimento Negro Raízes trabalha anualmente com ações que visam inserir a comunidade negra em Bento Gonçalves, a qual ainda é, constantemente, vítima de preconceito. Para comemorar esta data, a estudante da Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline, Talita Masiero, resolveu deixar uma mensagem de empatia, respeito e igualdade a todos. 

Motivada por um encontro que teve com o Movimento Negro Raízes, Talita gravou um vídeo falando sobre suas reflexões acerca do negro na sociedade. "Eu fiquei sabendo da história de uma menina que foi vestida de Branca de Neve para a escola e sofreu preconceito, porque a Branca de Neve era branca e a cor de meninda era negra. Para mim, que se vê representada em filmes, em novelas, em desenhos, é bastante chocante, porque eu não sofro isso na pele. Então, comovida com essa história, eu desenhei a Branca de Neve Negra, para mostrar que qualquer criança negra pode ser o que ela quiser e que preconceito nenhum, ignorância nenhuma vai impedir ela de ser o que ela quiser. Então eu espero que esse desenho traga esperança para um mundo sem preconceito", declarou a estudante. 


 

A menina negra da história contada por Talita é filha do casal idealizador do Movimento Negro Raízes, Solana Corrêa e Marcus Flávio Dutra Ribeiro. "A inspiração, empatia, sensibilidade e o entendimento da jovem TALITA MASIERO, traduz o significado maior que se faz nesta luta incansável contra o racismo, preconceito e intolerância, pois esta pauta passa incondicionalmente por pessoas NEGRAS e principalmente pelas NÃO NEGRAS", ressaltam os coordenadores do Movimento. "Jamais poderemos falar em igualdade social, enquanto o racismo e o preconceito nos tratar e manter como desiguais em nossa sociedade.Nas palavras inspiradoras da jovem TALITA, o Movimento Negro Raízes ecoa sua mensagem neste 20 de novembro. A Consciência Negra sempre será necessária, enquanto a Consciência Humana for racista, preconceituosa e intolerante", finalizam.