Estudante representa Bento em Maceió
Bruna Curzel, estudante de 14 anos da Escola Santa Helena, de Bento Gonçalves, está em Maceió (AL) durante esta semana, participando da etapa regional da Olimpíada Nacional da Língua Portuguesa.
O concurso é iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, e elege os melhores trabalhos nas categorias Poema (5º e 6º anos do Ensino Fundamental), Crônica (9º ano Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio), Artigo de Opinião (2º e 3º anos Ensino Médio) e Memória (7º e 8º anos Ensino Fundamental), na qual a bento-gonçalvense participa.
Orientada pela professora Claudete Rigo, Bruna abordou o tema “O lugar em que vivo”. Seu texto nasceu de uma conversa realizada entre os alunos da turma e a bento-gonçalvense Terezinha Todeschini Fontanari, de 85 anos. Em visita à escola, ela relatou a história da antiga fábrica de gaitas Todeschini, além de contar curiosidades sobre o município. Inicialmente, os estudantes construíram um texto coletivo. Depois, cada um fez o seu. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora da escola. Os melhores foram encaminhados para a comissão municipal, que avaliou, em agosto, propostas provenientes de diversas escolas do município. O melhor trabalho em cada categoria se classificou para a etapa estadual.
Em Maceió, Bruna e a professora participam de diversas oficinas para o aprimoramento de técnicas de leitura e escrita. Ao final desta etapa, os vencedores disputarão a etapa nacional em Brasília, em 1º de dezembro.
“Eu não esperava a classificação. Fiquei muito feliz com a conquista, mas ela não é só minha. Agradeço o apoio da professora, dos colegas que contribuíram na construção do texto, de toda a equipe escolar. Quero representar bem a escola, o município e o Estado”, diz a jovem.
“Trabalhar essa proposta foi desafiador, inclusive para mim. Vale a pena chegar na escola e se entusiasmar com o empenho dos alunos diante de um novo projeto. Cada etapa, cada ação, foi muito significativa”, afirma a professora Claudete.
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.