• Vinícola Garibaldi

Estudantes de Bento Gonçalves conhecem o trabalho do SAMU

  • Vinícola Garibaldi

O projeto “Samuzinho na Escola” foi desenvolvido com o objetivo de promover a educação e conscientização das crianças quanto à importância e finalidade do SAMU

Estudantes de Bento Gonçalves conhecem o trabalho do SAMU
Fotos: Prefeitura Bento/Divulgação

Na manhã de quinta-feira, 06/06, 165 alunos do Jardim A do Colégio Cenecista receberam a visita da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU, através do projeto “Samuzinho na Escola”. A criançada aprendeu, de forma lúdica e descontraída, sobre o funcionamento do SAMU, conhecendo também o interior de uma ambulância. O encontro ocorreu em virtude dos alunos estarem trabalhando profissões em sala de aula.

No encontro, foram realizadas explicações sobre cada instrumento utilizado, assim como sua importância. As crianças também visitaram as ambulâncias, conhecendo sobre a funcionalidade do veículo, assim como seus equipamentos utilizados pelos socorristas.

O projeto foi desenvolvido com o objetivo de promover a educação e conscientização das crianças em idade escolar quanto à importância e finalidade do programa (SAMU – 192) em funcionamento no município.

Estudantes de Bento Gonçalves conhecem o trabalho do SAMU

A coordenadora do SAMU, Melissa Bonato, comenta que o projeto oferece às crianças ações educativas com uma linguagem facilitada dos temas pertinentes à Urgência e Emergência. “Oferta o conhecimento de perto do funcionamento do serviço, além dos equipamentos e as ambulâncias que prestam assistência à população. Acreditamos no potencial e desempenho infantil, como agente de apoio, educação e crescimento do apoio da comunidade para com um serviço de extrema importância, como o SAMU”.

Ainda conforme Melissa, “a escola trabalhou com os alunos o tema profissões, sendo assim, além de conhecer qual o papel das profissões eles puderem ver de perto como funciona uma ambulância, o que fazem os profissionais que nela atuam e a importância de facilitar a passagem dela no trânsito. Temos certeza que eles serão multiplicadores do conhecimento junto das suas famílias”.

A atividade foi desenvolvida para as crianças que fazem parte do quadro do município e que estão matriculadas na instituição através da parceria entre o poder público e a rede privada. Atualmente, estão matriculados 322 alunos de pré-escola e 328 de Ensino Fundamental. A parceria consiste em utilizar salas de aula e os demais espaços da instituição, aproveitando também o corpo docente. Os serviços são pagos pelo município.